Peça apresentada no Cine Teatro Henfil abordou preconceito e bullying - Foto: Clarildo Menezes

O premiado espetáculo “Jubaia – O Recanto das Cores”, encenado pelo Grupo Teatral Loucatores, encantou a plateia do Cine Teatro Henfil, no Centro, no último final de semana (03 e 04/02). Com uma narrativa lúdica a respeito de temas importantes como o preconceito e o bullying, o evento promovido pela Prefeitura faz parte do projeto “Maricá em Cena” da Secretaria de Cultura e tem como objetivo disponibilizar sempre uma obra teatral diferente e de qualidade para a população e com isso fomentar cultura no município.

A história se passa no “Vale Jubaia”, onde vivem as cores operárias, responsáveis por pintar o arco íris. Ao tentar fazer parte do grupo, Apiúna, a cor preta, é rejeitada e vai embora de Jubaia. Com sua saída, ocorre o sumiço de uma das outras cores operárias. Acreditando que a mesma foi sequestrada pela cor preta, as demais cores iniciam uma incrível jornada na busca pelo companheiro desaparecido e por consequência acabam de forma involuntária conhecendo o universo do regionalismo e do folclore brasileiro, mas acima de tudo novos valores.

“Esse espetáculo nasceu em 2010, o texto é meu e do também ator Leonardo Torres, no qual nos fizemos algumas pesquisas, pois queríamos falar sobre preconceito, diversidade e principalmente sobre o bullying”, explicou o produtor e ator Anderson Alcantara. “Nós já percorremos vários festivais, ganhamos muitos prêmios e estivemos em muitos municípios, mas em Maricá é a nossa primeira vez”, afirmou. “Estamos adorando estar aqui e espero que consigamos encher esse teatro de cor”, desejou o produtor.

“Maravilhoso esse espetáculo. Eu também sou atriz e só posso elogiar Maricá neste sentido. Em toda a Região dos Lagos, Maricá está dando de dez a zero nos demais municípios no que se refere a teatro e cultura de um modo geral”, elogiou a atriz Ângela Dantas, de 60 anos, moradora de São José do Imbassaí.

Gabriela Bravo, de 8 anos, contou que essa já é a quarta peça que ela assiste no Henfil e que adorou todas. “Achei todas muito legal”, afirmou. A mãe, Graziela Bravo, também foi só elogios. “Isso aqui é ótimo para as crianças. Teatro com classificação livre é a melhor coisa que já inventaram”, disse.