A história do homem que precisava saber o significado da palavra “famigerado” e  decidir, assim, se matava ou não um sujeito que o qualificou desse jeito, é o que público maricaense vai poder assistir no domingo (10/12), às 19h, no Cinema Público Municipal Henfil. Os atores, sob a direção de Álvaro Ferreira, que ainda atua como o personagem principal, prometem trazer para o espectador um espetáculo à altura do conto de Guimarães Rosa, no qual foi inspirado.

“Na verdade, é uma paráfrase. Eu parti do texto desse grande escritor brasileiro, que é o Guimarães, para dar a minha interpretação da sua letra ou uma nova apresentação, melhor dizendo. É um autor que admiro muito e esse, especificamente, um dos meus contos favoritos dele. Tenho certeza que o público vai gostar bastante”, comenta Álvaro, que também escreveu a peça.

“Famigerado” mostra como uma simples palavra pode induzir tanto à guerra quanto à paz e sua igual importância para impedi-la ou fomentá-la. Caso da professora que, sabendo de seus dois significados (o positivo e o negativo), opta por fazer o desassossegado homem partir em paz e feliz com o “elogio” que lhe foi feito, evitando a morte de quem o “elogiou”. Imperdível.

Cinema Público Municipal Henfil

“Famigerado”

Texto e direção – Álvaro Ferreira

10/12 (domingo), às 19h

Classificação livre

O cinema fica na Rua Domício da Gama, 291, esquina com Alferes Gomes, no Centro.