Foto: Fernando Silva

O projeto Maricá em Cena exibiu no último final de semana (11 e 12/11), no Cine Henfil, no Centro, o espetáculo O Cheiro da Feijoada. Dirigido e interpretado pela atriz Iléa Ferraz, o monólogo musical de Thomas Bakk conta, através da memória de uma ‘preta velha, lavadeira’, a história da origem da feijoada, lançando um novo olhar sobre a história do Brasil, da formação do nosso povo, nossas alegrias, riquezas, misérias e contradições.

No palco, Iléa Ferraz interpreta sete personagens que juntos relembram uma feijoada que aconteceu durante a escravidão. “No Cheiro da Feijoada eu conto a história desse curioso prato, eu conto a história do meu povo, com o olhar do meu povo, da minha gente e esse é o meu comprometimento como artista. É contar a história da minha gente, a minha história, a história que me coloca neste país”, explicou Iléa. “Eu sou descendente direta de homens e mulheres que foram escravizados e contribuíram para a construção da história deste país e por isso digo que precisamos cada vez mais refletir sobre tudo isso. A sociedade precisa realmente refletir o lugar do negro na sociedade”, frisou a artista.

A atriz falou também sobre como é dirigir e atuar ao mesmo tempo. “Dirigir e atuar é uma experiência maravilhosa. Essa possibilidade de você poder de alguma forma moldar a encenação de um espetáculo a partir do que você entende de teatro é incrível”, afirmou Iléa. “Esse trabalho é um mergulho meu do que eu entendo de teatro, do que é possível se fazer em teatro. Eu acredito que o teatro é para todos os lugares. É para todo mundo. E esse espetáculo foi concebido com esse principio”, concluiu.

Naiara Campos, de 17 anos, moradora de São José do Imbassaí, contou que acompanha a programação do Henfil pelas redes sociais e através de amigos e sempre que pode marca presença nos espetáculos. “Já assisti muitas outras peças. Eu estou sempre aqui no Henfil”, Afirmou Naiara. “Hoje eu vim principalmente pela história, pois escravidão é um tema que eu gosto de entender e achei o espetáculo incrível”, elogiou a jovem.

“Muito bom esse espetáculo! Eu sou uma frequentadora assídua desse espaço. Venho em quase todos os espetáculos, principalmente os infantis, pois é um ótimo programa para fazer  junto com a minha filha e com a minha neta”, afirmou Elaine Maltiere, de 56 anos, moradora de Inoã, que estava acompanhada da neta e da filha.

No próximo fim de semana tem programação

Para o próximo final de semana (18 e 19/11) o projeto Maricá em Cena, da Secretaria de Cultura, vai apresentar o espetáculo Alma Cega, às 19h. Com texto de Odemir Capistrano e direção de Perceu Silva, o espetáculo é apropriado para maiores de 12 anos. A entrada é gratuita e por isso os interessados devem chegar 30 minutos antes do início. O Cinema Público Henfil fica na Rua Domício da Gama esquina com Alferes Gomes, Centro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here