Se você é estudante secundário ou de nível superior, amante do cinema, produtor ou jovem cineasta, vai adorar a novidade. Maricá vai sediar a I Mostra de Cinema Latino-Americano com exposição de curtas e longas metragens e debates entre os dia 10 e 12 de novembro. No dia 10/11 a abertura acontece no Cinema Público Henfil, Centro, entre 19h e 21h. Nos dias 11 e 12/11 a programação será no CEU Mumbuca a partir das 14h.

A cidade foi escolhida pelo grupo dos Irredentos em parceria com professores da rede estadual de ensino, por causa do trabalho que a Prefeitura de Maricá vem realizando através da Secretaria de Cultura de formar público para o cinema alternativo; proporcionar o encontro de jovens para o debate de formação política com objetivo de integrar os povos latinos e incentivar jovens cineastas do município.

Estão confirmadas as participações dos alunos do curso de cinema do Henfil e da UFRJ, além dos cineastas:

Silvio Tendler: brasileiro que já produziu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas metragens, além de 12 séries, entre eles: “Os Anos JK” e “Anos Rebeldes”.

Carlos Pronzato: nascido na Argentina, erradicado no Brasil. É escritor, teatrólogo e ativista social. Suas principais obras são: “Acabou a Paz, isso aqui vai virar o Chile” e “A Revolta do Buzu”.

Guillermo Planel: nasceu em Montevidéu (Uruguai), mas vive no Rio desde 1971. É jornalista, fotógrafo, documentarista e pós graduado em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Entre seus filmes mais famosos estão: “Mais náufragos que navegantes” e “Abaixando a Máquina”.

Patrick Granja: jornalista que irá apresentar o curta: “Terra e Sangue”.

Rui Souza: Paulista, diretor e produtor há mais de 28 anos. Realizou documentários como “1º de Maio não é 1º de Abril” (Osasco/SP, 1989) e “Os Caminhos do Butantã” (São Paulo, 1997, produção coletiva).

Antonia Pellegrino: carreira variada, que inclui blog, livros, roteiros de cinema e TV, além de colaborações para revistas. Participará com o filme: “Primavera das Mulheres”.

Julio Santucho (convidado de honra)argentino com cidadania italiana, fundador e presidente do Festival Internacional de Cinema em Direitos Humanos; representante na Argentina da TVE – uma organização estabelecida no Reino Unido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, WWF e Televisão Central da Grã-Bretanha – tem a função de promover a conscientização global de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através de programas de televisão e outros meios audiovisuais.

Confira a programação: