Filmes gratuitos serão exibidos sábado em Inoã (foto) e domingo no bairro de Bambuí - Foto: Fernando Silva

O projeto Cine Henfil em Movimento, da Secretaria de Cultura de Maricá, retornou neste fim de semana à comunidade Fernando Mendes, em Inoã, quase dois meses depois de sua primeira passagem, quando foi montada uma tenda na quadra local.

Desta vez, a equipe levou a grande tela de led para exibir o desenho “Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo” e o sucesso “Qualquer Gato Vira-Lata”, que atraíram um bom público ao espaço no sábado (09/09). Já no domingo (10/09) o equipamento foi montado na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, onde foram exibidos “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili” para as crianças e “Os Penetras” para o público adulto. As sessões foram todas gratuitas.

Para a coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura, Mariana Figueiredo, a volta do projeto à comunidade de Inoã foi especial porque mostrou a sua realidade. “Da vez anterior que vimos aqui, houve um problema com a tela de led e só foi possível exibir o filme através de um projetor digital dentro de uma tenda, o que trouxe uma perda de qualidade. Agora, conseguimos trazer nosso produto completo, com imagem e som digitais, bem melhor que antes e que outros locais já tiveram. A população daqui merecia”, avaliou ela.

A parte mais animada ficou por conta das crianças, empolgadas para acompanhar a história dos personagens de Maurício de Souza na qual eles buscam reunir os elementos da natureza. O servidor público Marco Nunes, de 45 anos, levou um grupo de crianças que incluía filho, sobrinhos e vizinhos da localidade. “Falei com meus amigos e combinamos de vir juntos para ver o filme”, relatou o filho de Marco, João Vitor Nunes, que tem 11 anos e é aluno do 5º ano da E.M. Darcy Ribeiro. O pai disse que o projeto tem de voltar outras vezes. “Isso aproxima a comunidade e ocupa a mente das crianças, é muito bom”, elogiou.

A doméstica Rose José da Silva, de 38 anos, tem a mesma opinião. “Gostei muito do cinema aqui, ainda mais eu que nunca fui a um cinema de verdade. Além disso, essas coisas movimentam nosso bairro. Achei muito legal mesmo”, afirmou ela, que levou a sobrinha Ester, de apenas 5 anos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here