Foram realizadas atividades em pontos de interesse turístico do município, como Ponta Negra - Foto: Fernando Silva

Professor de biologia da Escola Estadual Elisiário Matta, o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Marcos Lacerda, liderou a aula itinerante da Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania, realizada no último sábado (26/08). A atividade, que percorreu áreas de conservação para visitar o sistema lagunar e os pontos de interesse turístico do município, faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF).

O objetivo da ação é capacitar a população civil, chamando a atenção para temas como a qualidade de vida dos munícipes, a habitação segura e saudável, o direito à cidade e o exercício de cidadania, bem como divulgar projetos sociais que a Prefeitura vem promovendo. “Estamos trabalhando em cima de um material pedagógico que eu montei, que é uma cartilha sobre o sistema lagunar de Maricá. A ideia é trazer uma linguagem mais simples, que possa ser utilizada pelos professores da rede municipal na hora de transmitir estes conhecimentos. Temos muitos trabalhos científicos que são feitos em Maricá, mas em uma linguagem de difícil compreensão para a população”, explicou o professor Lacerda.

Ao todo, o curso contará com um total de 60 horas, divididas em três módulos de atividades teóricas e práticas, a serem realizados durante os meses de agosto e setembro. “O curso tem sido muito interessante, porque além tratar das questões da cidadania, ele também mostra como podemos estar agregando estes conhecimentos na vida comunitária e no dia a dia. É uma experiência muito enriquecedora, uma ideia formidável”, afirmou a pedagoga Carolina Farias, que é aluna da Ação Interdisciplinar.

De acordo com a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, no dia 23/09 a programação da aula itinerante contará com visita às instalações do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, à aldeia indígena Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita), e à comunidade do Mutirão. “Estamos planejando fazer uma intervenção no centro comunitário do Mutirão. Como temos uma programação de aula direcionada para habitação segura e saudável, queremos fazer a prática nesta que é uma área bem degradada, onde os alunos poderão identificar as patologias abordadas em sala de aula, e promover a melhora do espaço para a comunidade”, contou Rita.

Durante a aula prática sobre educação ambiental realizada neste sábado (26/08), o grupo esteve no Farol de Ponta Negra, na Praia da Sacristia, no Rio Padeco, e nas regiões de Zacarias e Barra de Maricá. “Discutimos um pouco a questão da construção de um Porto em Maricá, fizemos considerações sobre as questões ambientais, sobre o sistema dos canais e sobre questões urbanística, já que essa parte de Ponta Negra é uma área de interesse turístico, por ter uma praia mais calma e loteamentos costeiros antigos”, finalizou a secretária.