Espetáculos teatrais serão apresentados gratuitamente a partir deste fim de semana no Cinema Henfil - Foto: Daniel Luiz

O Festival de Teatro Fejaerj terminou no fim de semana e deixou saudades, mas a Cultura na cidade não para e continua com uma programação teatral de primeira dentro do projeto “Maricá em Cena”. Peças como “A História de Prelência”, “Minha Alma é Nada Depois Dessa História”, “Fefe e Pipoca – Contra Dom Sujão” e o “Quarto de Bianca” prometem agradar ao público de todas as idades neste mês de agosto. Lembrando que os espetáculos são gratuitos e acontecem sempre no Cine Henfil.

Duas das apresentações têm classificação etária livre, visando à turma miúda: “A História da Prelência” e “Fefe e Pipoca – Contra Dom Sujão”. A primeira, conta, através de bonecos, a história de um velho feiticeiro que busca no mundo uma pessoa merecedora de receber um presente especial; a segunda, fala de dois amigos que se encontram numa praça pública e buscam uma maneira para combater o porco Dom Sujão, que quer dominar o mundo através da poluição. Já para a galera a partir de 12 e 14 anos, as peças programadas foram “Minha Alma é Nada Depois Dessa História” e o “Quarto de Bianca”.

Confira a programação:

A HISTÓRIA DE PRELÊNCIA

Sabur, um velho feiticeiro, decide dar um presente especial, mas não sabe para quem. Por isso, confere uma tarefa para sua ajudante Preguiça, que deverá sair pelo mundo e encontrar uma pessoa merecedora do presente. Preguiça conta à sua irmã Sonolência sobre a missão, mas ela não pode fazer nada para ajudá-la. Será que Preguiça consegue encontrar essa tal pessoa? E afinal o que será esse presente tão especial? Por meio do mundo lúdico do Teatro de Bonecos, esses mistérios serão desvendados.

Texto:​ Adelita Quintiliano e Giselle Flôr, livre adaptação do texto “Sobre como essa história quase não foi contada”, de Jocemar de Quadros Chagas
Direção:​ Giselle Flôr
Elenco e manipulação de bonecos: ​Adelita Quintiliano e Giselle Flôr

Cinema Público Municipal Henfil
Dias 05 e 06 de agosto (sábado e domingo) às 17h
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

MINHA ALMA É NADA DEPOIS DESSA HISTÓRIA

Um vigia de uma fábrica se apaixona por uma misteriosa mulher chamada Cleide. Mulher que faz amor com árvores e carrapatos. Um dia, Cleide desaparece e este amor se torna uma história sem flor e alma.

Texto: Ribamar Ribeiro, a partir do conto de Gero Camilo
Direção: Ribamar Ribeiro
Os Ciclomáticos Companhia de Teatro
Elenco: Julio César Ferreira, Carla Meirelles, Fabiola Rodrigues, Fernanda Dias e Nivea Nascimento
Músicos:​ Getúlio Nascimento e Renato Neves

Cinema Público Municipal Henfil
Dias 12 e 13 de agosto (sábado e domingo) às 19h
Duração: 40 minutos
Classificação: 12 anos

FEFE E PIPOCA – Contra Dom Sujão

Dois amigos se encontram em uma praça pública, que está tomada de lixo por todas as partes. Lá conversam sobre a lenda do porco Dom Sujão, que pretende dominar o mundo através da poluição. Percebem então que precisam fazer alguma coisa para não deixar que isso aconteça e que somente pela educação poderiam ter alguma chance. Meio ambiente, sustentabilidade e preservação são alguns temas que se tornam reflexão. Estão prontos para essa aventura?

Texto: ​Júlio Venâncio e Malu Saldanha
Direção: ​Luiz Carlos Cavalcanti
Elenco: ​Júlio Venâncio e Malu Saldanha

Cinema Público Municipal Henfil
Dias:​ 19 e 20 de agosto (sábado e domingo) às 17h
Duração​: 45 minutos
Classificação​: Livre

O QUARTO DE BIANCA

Bianca é uma pessoa comum, dessas que se encontram por aí. Tem quase trinta anos, uma mala e sapatos sem salto. Gosta de chocolate, bala de leite e rivotril. De vez em quando, curte água mineral com gás, creme antienvelhecimento e só toma banho a cada três dias. Estudou Direito, Filosofia, História e Biologia Marinha. Largou todas. Largou tudo. Pensa quase todos os dias nas coisas que fez e, mais ainda, nas que não fez. Bianca é a filha mais velha que volta a casa onde cresceu. Observando o cenário de sua infância, Bianca reconta e remonta suas histórias, lembra de passagens da infância, de detalhes da casa e de episódios com a mãe, alterando os caminhos percorridos e construindo suas próprias novas verdades.

Realização: ​InterferênCIA Teatral
Produção:​ Duda de Marco
Texto e direção:​ Rafael Cal
Elenco: ​Renata Egger

Cinema Público Municipal Henfil
Dias 26 e 27 de agosto (sábado e domingo) às 19h
Duração​: 45 minutos
Classificação​: 14 anos

Obs: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema meia hora antes de começar o espetáculo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here