Equipes trabalham na desobstrução do canal na Reserva Verde, em Itaipuaçu - Foto: Raphael Costa

A Secretaria de Obras intensificou o trabalho de prevenção às enchentes desde a última chuva do final de junho. A relação de intervenções inclui obras emergenciais como a realizada no Km 22 da RJ-106, que contou com a colocação de uma nova galeria pluvial com 40 manilhas de 1,20 metro de diâmetro (maior que a antiga tubulação, que media 80 cm e foi mantida no local).

Também faz parte da lista a ação no Km 16,5 da RJ-106, onde as equipes realizaram a limpeza da vala às margens da rodovia, a demolição de uma ponte desativada na Estrada dos Cajueiros – que funcionou como uma barreira à vazão do Rio Caju.

Em São José do Imbassaí foi substituída a Ponte Branca, situada na Rua João Cunha de Abreu, loteamento Raphaville. Já na Estrada do Retiro, a rede de drenagem, que era de 40 cm de diâmetro, foi trocada por uma nova de 1,20 m de diâmetro e as ruas ao entorno sofreram menos impacto com as chuvas que vieram depois.

A Secretaria de Obras também está realizando a ampliação da rede de drenagem na Rua Álvares de Castro e a construção da rede de drenagem na Rua C, no Centro. Equipes estão trabalhando nos canais da Reserva Verde e de Itaocaia, ambos em Itaipuaçu.

Para artesã Elaine de Souza Portugal, 56 anos, que reside na Reserva Verde, é importante que os moradores mantenham o local limpo. “Na última chuva chegou a transbordar. A casa da minha vizinha encheu. É a segunda vez esse ano que a equipe vem aqui realizar a limpeza. Estamos vendo que não é só política. Antes isso aqui era muito ruim, mas agora é uma maravilha”, afirmou. As intervenções em Itaipuaçu contam com uma escavadeira no canal de Itaocaia e uma mini escavadeira no canal da Reserva Verde.