O texto da peça é uma adaptação feita em 2013 por Bruno Marçal

Com sucesso de público e apresentações aclamadas, o 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017 está a todo vapor nos palcos e ruas de Maricá. Nesta  quarta-feira (26/07), o festival que é realizado em parceria com a Prefeitura, começa com uma adaptação do diretor Bruno Marçal para o texto de João Cabral de Melo Neto. No espetáculo “Morte e Vida Severina”, o Grupo do Céu encena a história de retirantes nordestinos que deixam o sertão por causa da seca e migram para o litoral. A peça, que tem a produção do Djota Teatro e Artes, será exibida no Cine Henfil (Centro) a partir das 11h.

Na parte da tarde, a animação tomará conta do espaço externo do Cine Henfil. Às 16h, o divertido espetáculo “Circo Mimos”, realizado por integrantes do grupo Mimos Brasil Teatro e Mímica, encantará adultos e crianças. Na montagem “INQUÉRITO 5736 – Apenas uma parte da verdade”, que será exibida às 21h, também no Cine Henfil, os atores da Cia de Segunda irão narrar a história da personagem Branca Dias, que é acusada de heresia pela Santa Inquisição. O texto, adaptado do original de Dias Gomes, trata fundamentalmente do direito que o ser humano tem de expressar suas idéias com liberdade. Considerado um dos mais importantes do gênero no país, o 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj promete agitar o cenário cultural do município até o dia 30/07.

Serviço:

Cinema Público Municipal Henfil

Rua Domício da Gama com Rua Alferes Gomes (Centro)

26 de Julho (Quarta-feira)

11h – Morte e Vida Severina (Djota Teatro e Artes – Maricá/RJ)

Sinopse:

Morte e Vida Severina conta a história de retirantes nordestinos que deixam o sertão por causa da seca e migram para o litoral. A saga desses retirantes, em busca de condições melhores de vida, é acompanhada de perto pelo Carcará,  a “Águia do Cerrado”, que representa tanto a morte, quanto a força do homem que retira, na sua busca diuturna pela sobrevivência. Em sua viagem Severino se depara com situações de morte, de desespero, de miséria e fome. Há também uma crítica indireta ao descaso dos governantes quanto a esta situação, vivida por tantos outros nordestinos. Como se trata de um auto de Natal, a peça termina trazendo a esperança de uma nova vida, mesmo que franzina , mesmo sendo uma vida Severina.

Ficha técnica:

Realização: Grupo do céu

Produção:  Duda de Marco

Texto : Livre adaptação de Bruno Marçal para texto de João Cabral de Melo Neto

Direção: Bruno Marçal

Classificação: 10 anos

16h – Circo Mimos (Mimos Brasil – Rio de Janeiro/RJ)

21h – INQUÉRITO 5736 – Apenas uma parte da verdade (Cia de Segunda – Nova Iguaçu/RJ)

Sinopse:

A peça trata fundamentalmente do direito que o ser humano tem de expressar suas idéias com liberdade. A montagem não se concentra na questão do cerceamento ideológico apenas no contexto religioso, ou em um período específico. Branca Dias é acusada de heresia pela Santa Inquisição, mas poderia ser acusada de subversão por qualquer regime ditatorial. Em “Inquérito 5736 – Apenas uma parte da verdade” A personagem principal é torturada e julgada juntamente com seu pai e noivo.

Ficha Técnica:

Texto: Dias Gomes . Livre adaptação: Cia De Segunda – NOSBA