Policiais orientaram agentes municipais sobre legislação de trânsito e suas atualizações - Foto: Clarildo Menezes

Dois meses após o lançamento da campanha “Basta de Acidentes” e na data em que é comemorado o Dia do Motorista, agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Maricá tiveram nesta terça-feira (25/07) um dia de capacitação com policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv). A qualificação aconteceu no Ciep 259 – Professora Maria do Amparo Rangel de Souza, no Centro. A equipe formada pelo sargento Luiz Fernando Abreu, o cabo Leonardo Matozo e a soldado Flávia Fraga deu orientações sobre legislação de trânsito e suas atualizações, além de qualificação complementar.

Segundo o cabo Matozo, responsável pela ministração da palestra, é importante manter os agentes por dentro das atualizações, e ele também fez elogios à campanha iniciada pela prefeitura. “Não conhecia o que está sendo feito aqui na cidade mas, pelo que vi, é uma campanha bastante didática e objetiva e que tem o apoio da população. Gostei bastante”, afirmou o policial militar.

Para a coordenadora de Educação no Trânsito da secretaria, Raquel Lima, esta é uma ferramenta para o conhecimento das leis de trânsito, visando oferecer um serviço de maior qualidade. Ela também fez uma avaliação sobre os dois meses de atividades da campanha “Basta de Acidentes”. Segundo Raquel, a receptividade da população vem sendo a melhor possível.

“Estamos recebendo todo apoio nas ruas e também nas redes sociais. Muita gente também telefona para fazer elogios e dar sugestões. Ainda não temos números, mas percebemos uma diminuição no número de acidentes e também de multas por uso de celular, por exemplo. Esse é o objetivo da campanha, buscar um trânsito mais humano, e toda nossa equipe está imbuída nisso”, frisou Raquel.

Lançada no dia 25 de maio, a campanha “Basta de Acidentes” realiza diversas ações educativas em toda Maricá para conscientizar o motorista a cumprir as leis de trânsito e proteger a si, a sua família e seus pares nas ruas. Para melhorar a identificação com o público, foi criado o personagem “Simarito”, um símbolo de educação, conscientização e estimulo para o bom comportamento no trânsito de Maricá. O nome tem origem na junção de outras três palavras: sinal, Maricá e trânsito.