A peça infantil Antes que o Galo Cante lotou três sessões no Cine Henfil

A montagem do espetáculo infantil “Antes que o Galo Cante” se consagrou neste fim de semana como o maior sucesso teatral já encenado no Cinema Público Municipal Henfil desde sua abertura, no ano passado. O que já seria um recorde de público na sessão de sábado (15/07) virou um fenômeno com a procura de domingo (16/07), quando uma apresentação extra teve de ser realizada para atender ao grande número de pessoas que não pôde entrar no local no horário agendado, às 17h. No total, cerca de 600 pessoas foram assistir à peça nas três encenações.

No primeiro dia, a quantidade de pessoas dentro do Cine Henfil impressionava. O espetáculo contou a história de um improvável casal de bichos formado por uma gata e um sabiá, cujos pais teriam sido devorados pelos pais dela e com o pássaro prometido para se casar com a galinha d’Angola. Com um texto recheado de bom humor, a montagem da companhia de teatro Os Ciclomáticos teve a direção de Carla Meireles, que no palco fez o papel da fada.

Ao final, eram as crianças quem mais falavam sobre a peça, como a pequena Beatriz, de 4 anos, que disse ter gostado dos bichos. O pai dela, o jornalista Bremer Lemos, também ficou impressionado com a quantidade de público. “Isso mostra que existe muita gente querendo lazer perto de casa aqui na cidade. Iniciativas como essa são sempre muito válidas”, disse ele, que mora em Bosque Fundo e estava acompanhado da esposa, Mariana Bianchi.

Na saída do teatro, muita gente quis tirar fotos com o elenco do espetáculo. As amigas Rafaela, de 10 anos, e Gabriela, de 7, também quiseram registar o momento. “A parte do casamento foi que eu achei mais legal”, pontuou Gabriela. O pai de Rafaela elogiou a organização. “Tudo muito bem feito, em organizado, muito bom mesmo”, atestou o auxiliar de farmácia Ricardo Roberto Cruz, de 33 anos, morador do Centro. No dia seguinte, as filas que se formaram antes do início do espetáculo já mostravam que o público seria ainda maior. Os atores e a produção do espetáculo concordaram em fazer mais uma apresentação além da que já estava marcada, para que todos os que aguardavam pudessem assistir.

Festival de Teatro começa na sexta

Nesta sexta-feira (21/7), começa o 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017 (homenagem ao ator e crítico teatral Paschoal Carlos Magno). Considerado um dos mais importantes festivais do gênero no país, será realizado na cidade até o dia 30 em diversos palcos e nas ruas da cidade. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e se trata de uma mostra não-competitiva que vai selecionar espetáculos de grupos filiados à federação com o intuito de aguçar a troca de experiências entre artistas e técnicos e propiciar o debate sobre as diversas linguagens cênicas.

Na plateia do Cine Henfil no sábado, o presidente da Fetaerj, Pablo Rodrigues, disse que esse é o início de uma parceria que promete ser bastante frutífera com o município. “Esta lotação de hoje mostra que o público daqui tem uma receptividade acima da média. Isso é tudo que a ente precisa para tornar essa parceria um grande sucesso”, disse ele, afirmando que estão previstas oficinas de teatro para o público e espetáculos nas escolas.