O pacote cultural de artes cênicas “Maricá em Cena”, que acontece desde 25/06 e abrange toda a cidade com espetáculos teatrais, cursos de formação técnica e ocupação de espaços públicos, terá um fim de semana bastante agitado. No Cine Henfil, a peça “Avesso” traz uma compilação de obras do dramaturgo britânico William Shakespeare, como Hamlet, Romeu e Julieta e Macbeth, a partir de um olhar diferente do original. A peça é encenada pela Comunidade Teatral Independente (CTI) nos dias 08 e 09/07, às 19h. Já o Bairro da Amizade recebe “Zé Farinha, o palhaço mágico”, para uma apresentação no sábado (08/07), às 11h. E os moradores da comunidade de Fernando Mendes poderão assistir ao espetáculo “Antes que o galo cante”, baseado no texto shakespeariano Romeu e Julieta, também no sábado, às 11h.

“Dá gosto ver toda essa movimentação no município em torno da arte. Como diz a música dos Titãs, ninguém quer só comida, mas ainda beleza, diversão, cultura! Temos sede de muitas coisas e, principalmente, de saber, de conhecer”, diz a secretária de Cultura, Andréa Cunha. “A parceria da Prefeitura com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro para realizar o projeto ‘Maricá em Cena’ veio aplacar um pouco essa sede”, completa.

O projeto leva às escolas da rede municipal de ensino espetáculos de conscientização para educar motoristas e pedestres no trânsito, assim como intervenções artísticas nos sinais e faixas de travessia com o mesmo objetivo. Nos hospitais, visando à humanização, acontecem ações lúdicas, contação de histórias e atuação de palhaços para funcionários e pacientes. Outro objetivo do “Maricá em Cena” é formar plateia e oferecer capacitação técnica para quem deseja trabalhar na área de teatro. Cursos de ator, direção, iluminação, maquiagem e cenografia estão com inscrições abertas até dezembro. Os interessados devem procurar a Coordenação de Teatro no Cine Henfil (Rua Domício da Gama com Rua Alferes Gomes, Centro), das 9h às 17h.