Equipe da Secretaria de Administração participou do seminário de Arquivos Municipais - Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria de Administração participaram do Seminário de Arquivos Municipais fluminenses que aconteceu no dia 26/06, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (Botafogo) e nos dias 27/06 e 28/06 no auditório do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

Estiveram em discussão os seguintes assuntos: a tipologia documental nos arquivos municipais; as dimensões da autonomia municipal e os arquivos; os arquivos municipais e o acesso à informação pública nos municípios do Grande Rio; patrimônio documental nos municípios fluminenses; a campanha de criação e desenvolvimento de arquivos públicos municipais no Brasil – Conarq e a memória e história do grupo de arquivistas municipais de Madri.

Segundo a coordenadora do arquivo de Maricá, Elizabeth dos Santos, a participação no seminário trouxe conhecimento para a implantação do Arquivo Público Municipal que já está sendo pensado para a cidade. “Foram três dias intensos de muita informação arquivista a partir das quais podemos adquirir conhecimento para aplicar na implementação do arquivo na cidade”, explicou, ao lado da servidora Débora Costa. Além de Maricá, o evento reuniu representantes de Nova Friburgo, Campos, Cabo Frio e Angra dos Reis.