História do "Bumba, Meu Boi" ou "Boi Bumbá" foi contada no Cinema Henfil - Foto: Clarildo Menezes

Uma das mais conhecidas tradições do folclore brasileiro teve sua história contada neste fim de semana no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro de Maricá. O espetáculo “A Farra do Boi Bumbá” levou ao local um público de aproximadamente 300 pessoas no sábado (17/06) e no domingo (18/06), quando os atores do grupo teatral Os Ciclomáticos mostrou a origem da festa, que começa quando capataz de uma fazenda do Nordeste resolve atender o desejo da esposa grávida arrancando a língua do boi preferido de seu patrão. Após muita confusão, o animal ressuscita depois que o dono faz a promessa de comemorar todos os anos a vida do boi, o que se espalhou pelo país com diferentes nomes como ‘Bumba, Meu Boi’ e ‘Boi Mamão’ mais ao sul.

No palco, os cinco artistas sob a direção de Ribamar Ribeiro representam diversos personagens da história (que tem trechos de contos do folclorista Câmara Cascudo) e ainda utilizam marionetes, além de interagir com a plateia. Na apresentação de sábado, a participação do público ficou marcada quando o ilustrador Adriano Sarkis, de 50 anos, foi chamado para ser o boi que teve a língua arrancada. Neste momento seu filho, o pequeno Iurá, de apenas 3 anos, quase não deixou o pai participar alegando que ‘ele não era um boi, era uma pessoa’. Por conta disso, até o final da peça Adriano foi chamado pelo elenco de ‘boi pessoa’.

“Eu já conhecia o espetáculo, mas hoje tive essa surpresa de participar. Foi engraçado, e gostei bastante”, garantiu o ilustrador que mora em Itamonte (no sul de Minas Gerais) e, além Iurá, levou também para ver a peça seu irmão Tiê, de 5 anos. Quem também aprovou a apresentação foi a bancária Fernanda Santana Prazeres, de 36 anos. Cadeirante, ela também elogiou a facilidade de acesso às dependências do espaço. “Conseguimos entrar e estamos saindo agora com toda a tranquilidade. Tem bastante rampas e as portas laterais são largas, sem falar que a casa é confortável e acomoda muito bem a todos”, pontuou ela, que mora em Ponta Grossa e foi acompanhada do marido, o servidor federal Luiz Eduardo do Vale, de 49 anos, e do filho Miguel, de 2 anos.

Sábado terá clássico de Nelson Rodrigues

No próximo  fim de semana (24 e 25/06), o Cinema Público Municipal Henfil leva ao palco um espetáculo para o público adulto. “O Beijo no Asfalto”, clássico da obra de Nelson Rodrigues, estará em cartaz a partir das 17h, também com entrada franca. A peça conta um embaraçoso ato de misericórdia (um beijo na boca dado a um homem por outro homem na hora de sua morte) e suas repercussões na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação de Arandir, que diz ter atendido ao pedido do moribundo, levando a uma exacerbação dos sentimentos que conduz a um trágico e surpreendente desfecho.