Prefeitura divulga interdições de ruas para o feriado de Corpus Christi com os tapetes de sal - Foto: Fernando Silva

Centenas de fiéis reuniram-se na manhã de quinta-feira (16/06) para a confecção do tradicional tapete de sal utilizado para passagem da procissão de Corpus Christi. O evento, que celebra a Eucaristia (liturgia da transubstanciação do pão e do vinho, no corpo e no sangue de Cristo), já faz parte do calendário turístico da cidade e contou com o apoio da Prefeitura através da Coordenação de Assuntos Religiosos.

Equipes das igrejas, capelas e movimentos como a Pastoral da Crisma, confeccionaram os tapetes com papel madeira 40g (base), sal grosso, serragem e tinta xadrez, e variaram sobre o tema. Figuras da Virgem Maria, do Santíssimo Sacramento, e de uma pomba representando o Espírito Santo, entre outras, coloriram cerca de 500 metros de tapete, divididos entre a Avenida Nossa Senhora do Amparo e a frente da Matriz.

O grupo liderado pelo catequista Gildo Lopes, da Pastoral da Crisma da Matriz de Nossa Senhora do Amparo, seguiu à risca a arte idealizada pelo desenhista Thiago Rodrigues, e o resultado não poderia ser melhor: a figura de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, dentro da bandeira nacional.

Já a equipe coordenada pela irmã Mariana, também da Pastoral da Crisma, trabalhou a imagem do Relicário, representando o Santíssimo Sacramento. A equipe da Capela de Nossa Senhora da Piedade, em Bambuí, trabalhou o tema com a imagem da pomba com o ramo de oliveira, como símbolo do Espírito Santo. Maria Carolina, 14 anos, estudante, considera uma prova de amor essa tarefa. “Há três anos participo, e não me canso, pois amo o que faço. Trabalhamos com o material comum, mas há tapetes que são feitos até com alimentos – grãos de feijão, arroz, pó de café e outros. É muito legal produzir em equipe”, completou.

O pároco da Matriz de Nossa Senhora do Amparo, Ademar Pimenta, é visto pela membresia (integrantes da igreja) como incentivador do evento. “A comemoração de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. É uma expressão de carinho e comunhão da comunidade com a Igreja. O tapete é confeccionado para a procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo), e os ministros que conduzem o Santíssimo Sacramento são os primeiros a caminhar sobre ele”, concluiu.