Idosos atendidos em programas da prefeitura se apresentaram na Praça do Turismo - Foto: Fernando Silva

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, os alunos dos projetos desenvolvidos nas sedes das “Casas do Idoso Mais Feliz” apresentaram, nesta quarta-feira (14/06), números de dança e canto na Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro), com o objetivo de mostrar ao público o valor e a importância da terceira idade.

A atividade, promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, contou com performances de Tai Chi Chuan, Dança de Salão, Dança Cigana e Coral. “Participar destes eventos é muito importante, mostra a energia que os idosos têm, como eles devem ser bem tratados e valorizados. Como primeira dama, quero estar junto de todos e ajudar sempre”, ressaltou Rosana Horta.

Também presente no evento, a deputada estadual Rosângela Zeidan falou sobre a importância do enfrentamento à violência. “A luta contra a violência é uma luta de todos, porque a maior parte de nós chegará na terceira idade um dia. E a terceira idade, além de nos orgulhar, muito nos ensina também. Eles mostram que precisamos de alegria e energia em qualquer idade, em todos os momentos da vida”, afirmou Zeidan.

Aluna de diferentes atividades oferecidas pela “Casa do Idoso Mais Feliz”, a aposentada Anália Alcantara Silva, de 62 anos, contou que o movimento faz bem para auto-estima. “Faço dança cigana, Tai Chi Chuan, Zumba e Kung Fu. O importante é não ficar parada e mostrar para as pessoas que os idosos têm muita força e podem ser muito úteis. Maricá é uma das poucas cidades que valoriza as pessoas idosas e as trata com decência”, disse Anália.

Referência em políticas públicas de atenção para a população idosa, a “Casa do Idoso Mais Feliz” oferece, gratuitamente, dezenas de atividades esportivas (natação, hidroginástica, tai chi chuan, alongamento, reiki), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana e dança sênior) e sociais (cursos, palestras, estética, passeios, apresentações e confraternizações). “Quando começou, o projeto contava com a participação de 78 idosos. Hoje em dia o número de inscritos já passa dos quatro mil, com dados que são atualizados sempre, já que recebemos inscrições toda semana”, revelou o subsecretário de Políticas para a Terceira Idade, Raphael Antunes.

Além da matriz, que fica no número 269 da Rua Clímaco Pereira, no centro de Maricá, o município conta com outras três unidades da Casa do Idoso Mais Feliz, em Santa Paula, Itaipuaçu e São José do Imbassaí.