Imagem da feira Maricá Mostra Cultura na praça central
Feira da Africanidade acontece neste sábado com a galeria a céu aberta da Maricá Mostra Cultura - Foto: Fernando Silva

A Secretaria de Cultura realiza no próximo sábado (06/05), das 11h às 19h, mais uma edição da galeria a céu aberto “Maricá Mostra Cultura”, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro). Nesta edição, os artesãos de Maricá contam também com a participação de integrantes da feira Eloya, a Feira Cultural da Africanidade. Esta é a segunda vez que a Eloya participa do projeto trazendo o trabalho de afroempreendedores para o público em geral. Entre os produtos oferecidos estão turbantes, colares, acessórios, roupas com design exclusivo, tecidos do Senegal, roupas de santos, contas de orixás, guias para templos e centros, além de pratos da gastronomia como acarajé, vatapá e xinxin de galinha.

De acordo com Sely Cristina da Silva, responsável pela coordenação da feira, a proposta é divulgar esse tipo de trabalho. “A feira acontece desde 2015 em Niterói. Por morar na cidade há 10 anos, achei que as pessoas tinham que conhecer o trabalho desses afroempreendedores que vem de Campo Grande, Madureira e Nova Iguaçu. Pretendo fazer o mesmo com os daqui do município”, explicou Sely, que é moradora de Ponta Grossa.

Segundo a coordenadora de projetos culturais da secretaria, Rosely Pellegrino, em Maricá artistas que querem apresentar seus trabalhos encontram no projeto esta oportunidade, basta que entrem em contato. “Na maioria das cidades só podem participar das feiras de artesanato os moradores. Aqui, isso é diferente. Eles vêm como convidados, para somar, atraindo um público maior”, pontuou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here