Imagem do espetáculo
Palhaço Totó "deu" um rolé no Cinema Henfil neste sábado, fazendo a festa de toda família - Foto: Araújo José

O Cinema Público Municipal Henfil recebeu um ótimo público na apresentação do espetáculo infantil “Totó no Rolé”, na noite de sábado (11/03). Quando as portas da casa se abriram, às 18h, dezenas de crianças e seus pais já aguardavam na fila, o momento de ver o palhaço e assistir à peça. O espetáculo, uma homenagem aos antigos palhaços de circo – Arrelia, Piolim, Carequinha e outros -, produzido e dirigido pelo ator Marcos Camelo (“Palhaço Totó”), é uma peça que trabalha com o improviso. “Sempre quis fazer essa homenagem aos artistas populares e circenses. Esse é meu trabalho mais recente e, graças a Deus, tem feito sucesso onde me apresento”, garantiu Marcos.

O título significa as andanças do palhaço Totó. Interagindo com crianças e adultos, o espetáculo incluiu palhaçaria, números de mágica, música e dança. Usando da empatia que a figura emblemática do palhaço promove nos pequenos (e também nos adultos), Totó promoveu uma festa entre a garotada. Usou um chicote para domar um leão imaginário, simulou quedas no palco e na escada, fez adivinhações, jogou chocolates para o público e tocou banjo enquanto cantava acompanhado pela plateia.

Ao final da peça, o público fez questão de tirar fotos com o artista. Marcos Camelo é formado pela Escola de Teatro Martins Pena. Participou dos grupos “Doutores da Alegria” (SP) e “Os Fabulosos”, com trabalhos em diversos estados brasileiros e no exterior. “Este mês ainda, viajaremos para o Paraná, e, em seguida, para o Uruguai”, comenta Marcos, que também já esteve em turnê na Europa, com outros trabalhos.

A orientadora pedagógica Bartira Muirakami, 39 anos, levou os filhos Tié, 5 anos, e Uirá, de 3 anos, para o teatro. Vestidos de super-heróis, os meninos não perderam um só momento da peça. “Sempre venho aqui. Acho saudável que eles tenham acesso à cultura desde cedo”, disse. Paulo Guilherme, 9 anos, aluno da E.M. Marcus Vinícius Santana, no Bairro Amizade, foi um dos voluntários que se ofereceu para ajudar o artista em um de seus números. Com uma pequena guilhotina, Totó cortou legumes e desafiou o garoto a colocar o braço na abertura da guilhotina. O truque funcionou perfeitamente e Paulo ganhou aplausos e disse não sentir medo. “Ele sempre foi um garoto corajoso”, disse o pai Gláucio da Silva, 43 anos.

Maria Inês Ferreira, 78 anos, foi levada ao teatro por sua filha e netas. Moradora de Cordeirinho, disse ser a primeira vez que ia ao Cine Henfil, mas que voltaria na próxima semana, para assistir a um espetáculo adulto. “Isto aqui é uma maravilha. Teatro de qualidade e de graça para o povo”, concluiu.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Petróleo e Gás, Alan Novaes, estava com a esposa Taísse, e as filhas Julia, 12 anos, Gabriel , de 5 anos, e Eduarda, de 4 anos. A família adorou o espetáculo. “A oferta de espetáculos gratuitos em um espaço público, é inovadora. Na verdade, todo município deveria pelo menos um teatro como este, com a cultura subsidiada para a população. Educação e cultura é a base para o desenvolvimento”, completou. A secretária de Cultura, Andrea Cunha, adiantou que o Cine Henfil terá espetáculos adultos e infantis todo final de semana, até o fim do ano. “Teremos também Curso de Teatro e Oficina de Cinema também, para formação das novas gerações. Ainda vem muita coisa boa por aí”, finalizou.