Imagem da palestra do prefeito Quaquá no Cinema Henfil
Moeda Social Mumbuca, Tarifa Zero, Maricá+Verde foram alguns programas citados pelo prefeito - Foto: Fernando Silva

O auditório do Cinema Público Municipal Henfil ficou lotado de jovens nesta terça-feira (20/12) para ouvir o prefeito Washington Quaquá, no primeiro de uma série de encontros que passarão a acontecer periodicamente. A intenção, segundo um dos organizadores, o professor William Campos, é criar nos jovens um conhecimento politico sobre a situação atual da cidade. “Estamos em um processo de seleção para atuar nos bairros com mais qualidade no governo do prefeito eleito Fabiano Horta e hoje é uma atividade de formação com o prefeito falando como era antes, as mudanças que foram feitas, as perspectivas, qual é a esperança de progresso com o próximo governo”, afirmou o professor.

O prefeito Washington Quaquá fez uma retrospectiva dos oito anos de governo. Citou a iniciativa de trazer os índios guarani da aldeia Kaaguy Tekoa Ovy Porã (“Mata Verde Bonita”, na língua indígena) para Maricá, dos programas sociais como o Bolsa Mumbuca, a primeira moeda social eletrônica do Brasil. O prefeito lembrou ainda como era a vida dos moradores que hoje ocupam os dois residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, construídos pela Prefeitura em Inoã e Itaipuaçu. Quaquá aproveitou para falar também do sucesso do transporte público gratuito através dos “Vermelhinhos” – atualmente impedidos de circular em função de decisão judicial obtida pelo sindicato das empresas de ônibus (representando as concessionárias Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste). A construção do novo Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara também foi tema da fala do atual prefeito. “O Hospital Municipal Conde Modesto Leal era uma casa que foi doada pelo Conde. A cidade cresceu muito e é fundamental que tenha um hospital que atenda melhor a população”, ressaltou, referindo-se à nova unidade com capacidade para 180 leitos que está sendo construída em São José do Imbassaí apenas com recursos do tesouro municipal.

Outros projetos como o Maricá + Verde, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, e o Sob o Céu Sob o Sol de Maricá, pela Secretaria Adjunta de Turismo, não foram esquecidos. Segundo o prefeito são realizações que despertam a iniciativa de preservação ecológica e ampliam a exposição dos artistas da cidade. A desigualdade social também fez parte da fala do prefeito. Para ele, a exploração do homem pelo homem é fruto de um comportamento histórico das elites. “Esta exploração tem como uma de suas causas a falta de educação do povo. Fabiano Horta vai dar continuidade ao meu trabalho criando mais Centros Populares de Cultura como este”, adiantou. Os CPCs são, de acordo com Quaquá, um projeto que dará a garantia das condições de o ser humano ser criativo, de ver o mundo de uma outra maneira. “A construção de uma cidade que não se conforma com a imposição do capitalismo depende dos jovens”, completou.

Para a estudante Aline de Mendonça, 23 anos, a iniciativa do encontro foi muito boa já que ela, como outros ali, não conheciam a fundo grande parte dos projetos realizados pela prefeitura durante esses oito anos de governo. “Gostei muito desta proposta e vou participar mais vezes. Quero ajudar nas transformações”, ressaltou. Wellinson Vaz, 34 anos, morador no Residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu, aproveitou para agradecer aos organizadores do encontro, que em tempo recorde, conseguiram arrecadar mais de 150 brinquedos que serão distribuídos no condomínio no dia 23 de dezembro. “Tivemos total apoio do grupo para o Natal Solidário que iremos realizar oferecendo um pouco de alegria às crianças que perderam seus brinquedos por causa das fortes chuvas”, destacou. No final do encontro, o pastor Oliver Goiano, que também faz parte da organização dos encontros, fez uma oração de agradecimento.

Este conteúdo é protegido.