O Congresso da Juventude, que acontecerá no dia 25/03 de 2017, e que inclui a discussão do orçamento participativo, entre outras demandas, está em discussão através de plenárias com dezenas de jovens em diversos locais do município, como Ponta Negra e os residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu (Carlos Marighella) e Inoã (Carlos Alberto Soares de Freitas).

As plenárias incluem ainda a discussão de políticas sociais como transporte público, acessibilidade, asilos e creches, entre outras questões, sempre sob a ótica da juventude. Segundo o secretário municipal adjunto da Juventude, Liberdade, Igualdade e Solidariedade, Wellington Moreira da Silva (Eric Vermelho), o congresso teve seu prazo ampliado para discussão plena dessas questões. “Em princípio, todo participante de 15 a 35 anos é um candidato a discutir as questões do município, como delegado. Abaixo e acima dessa faixa etária, entrará como observador”, explica o secretário. “O candidato preenche uma ficha de inscrição ao chegar, e está apto a participar da plenária. Nossa ideia é apoiar a juventude nesse diálogo democrático, apontando possíveis soluções para as demandas do município”, complementa.

Existem as plenárias nos bairros (semanais) e as de maior âmbito (macroplenárias), que acontecerão mensalmente, até o congresso em março. Além das reuniões programadas em agenda, outras podem ser propostas pelos participantes. “Acompanhamos sem interferência direta, o nível das discussões, além da participação e do crescimento do número de participantes. A secretaria dá o apoio, mas a condução dos debates é da própria juventude. Conforme a expansão do projeto agendaremos o local do congresso, que poderá ser em uma escola da rede ou até mesmo em um clube. Após o congresso, uma comissão eleita  no evento, levará as propostas das plenárias ao prefeito eleito, Fabiano Horta, para discussão e possível execução”, conclui o secretário.

A reunião mais recente aconteceu nesta terça-feira (22/11), no Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, e a próxima será na quinta-feira (24/11), no CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, às 18h.

Este conteúdo é protegido.