Projeto “Papo Legal” promove jogo lúdico e educativo com os alunos da E.M. Antônio Lopes da Fontoura

A equipe do projeto “Papo Legal”, iniciativa das secretarias municipais adjuntas da Assistência Social e Educação, promoveu mais uma atividade com os alunos da turma de aceleração da aprendizagem da Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura (Itapeba). A ação foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca, nesta terça-feira (28/06) e desta vez os alunos interagiram em um jogo lúdico e educacional com o objetivo de agregar valores sociais, afetivos e de cidadania na vida pessoal de cada um.

Foi disponibilizado no chão da quadra do CEU um “tapetão” com escalas e cada espaço tinha uma missão a ser cumprida. Os alunos formaram duplas, um com olhos vendados e outro para ajuda-lo durante o percurso. No decorrer do jogo tinham missões como ajudar os mais velhos, a professora, elogiar o amigo, dar abraços, separar uma briga com afeto e muito mais. Aqueles que seguiam corretamente as etapas ganhavam um vale bônus e os que não realizavam a prova recebiam um vale ônus. Quando a dupla completava todo o percurso trocava os vales bônus por balas.

Ao final da atividade, a equipe e os alunos sentaram em uma grande roda para conversar sobre os temas abordados durante a dinâmica e saber o que cada aluno aprendeu. Diante a tantos conhecimentos como realizar boas ações, resolver os problemas sem violência e a importância da leitura, o aluno W., de 14 anos, também identificou no jogo as dificuldades que um deficiente visual sente, já que ele foi um dos alunos com os olhos vendados na brincadeira. “Brincar com os olhos tapados me fez pensar como uma pessoa cega vive no seu dia a dia”, destacou. A professora, Claudia Garcia, complementou no bate papo que está desenvolvendo um trabalho em sala de aula com os mesmos valores de cidadania e solidariedade.