Programa Renda Básica Cidadania é citado em publicação internacional

O programa Renda Básica Cidadania, da Secretaria Municipal Adjunta de Economia Solidária foi citado como um exemplo de política de transferência de renda pela prestigiada revista britânica The Economist. Em sua edição internacional do último dia 04/06, a publicação – considerada uma das mais respeitadas e importantes revistas econômicas do mundo – dedicou várias páginas a uma discussão que Maricá já antecipou: o crescimento do debate em vários países a respeito da implementação de políticas de transferência direta de renda.

O programa e o prefeito são citados na abertura, e serviu de parâmetro para que a revista analisasse iniciativas semelhantes nos Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Holanda. Auxiliado pela Coordenação de Comunicação, o correspondente da revista no Brasil, Jan Piotkrovsky, visitou duas vezes a cidade e conversou com o prefeito Washington Quaquá, com o secretário municipal adjunto de Economia Solidária, André Braga, conheceu a estrutura do Banco Palmas e a operação do sistema e conversou com comerciantes e beneficiados não só por esse programa, bem como de outros como o da Moeda Social Mumbuca. Pode assim transmitir aos redatores da reportagem – um detalhado estudo técnico e histórico sobre o assunto – um quadro real da seriedade das propostas tanto quanto de seu pioneirismo.

A política de transferência de renda da Prefeitura de Maricá já tinha sido destaque internacional em 2014, quando o programa da Moeda Social Mumbuca – o primeiro do tipo com cartão de débito no país – foi um dos cinco finalistas do importante Prêmio Governarte, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na edição de 2014. Selecionada pelo júri técnico do BID, Maricá disputou o título de melhor projeto de inclusão social com uso de tecnologia digital com cidades da Colômbia, Guatemala e Costa Rica. Veja aqui a reportagem na íntegra.