Prefeitura promove oficina sobre drogas em escola de Santa Paula

0
361
Prefeitura promove oficina sobre drogas em escola de Santa Paula

A Prefeitura de Maricá realizou na tarde desta terça-feira (07/07) a oficina “Prevenção ao uso prejudicial de drogas”, na E. M. Osdevaldo Marins da Matta, no bairro Santa Paula. A atividade, direcionada aos professores da unidade, foi ministrada pelo psicólogo Pedro Victorino, da subsecretaria de Prevenção à Dependência Química. A ação faz parte do projeto “Prevenção nas Escolas”, iniciado em 2011, e conta com a parceria das secretarias adjuntas de Assistência Social, Saúde e Trabalho. 

Para o psicólogo, o objetivo da oficina é trabalhar, de forma específica, a realidade de cada comunidade na qual a escola está inserida. “Temos que tratar cada unidade de forma singular e contextualizada para entender como os alunos estão pensando”, disse. Para Pedro, o uso de drogas por crianças e adolescentes não deve ser encarado como um problema isolado e de responsabilidade exclusivamente da família. “É um problema de todos que devem unir forças para combater esse mal. Para isso, nada melhor que contarmos com a contribuição dos profissionais que convivem diretamente com eles para a construção de um caminho novo e diferente”, completou.  

Com a temática “A Escola Que Queremos’”, o psicólogo propôs aos educadores que falassem sobre as dificuldades da rotina escolar. O professor de Educação Física Rubens Gevu, há 27 anos na rede municipal de ensino, falou sobre a mudança comportamental dos alunos. “A relação professor-aluno está passando por um processo árduo. Não temos mais o respeito que deveríamos ter dos alunos nem de seus pais. Considero muito importante esse trabalho para o resgate de valores que estão sendo perdidos, mas ressalto que toda essa ação tem que envolver a comunidade como um todo. Se não, a nossa contribuição será mínima”, enfatizou o professor.

A orientadora pedagógica da escola, Raquel Cristina de Moraes, relatou alguns problemas enfrentados na unidade. “A escola reflete a sociedade em que vivemos. Hoje, percebemos que há um desinteresse total dos alunos pelos estudos. Temos que atrair a atenção dessas crianças e jovens para a importância da educação e contar com o envolvimento de todos na luta contra a dependência química”, destacou.

No próximo dia 10, será realizada a mesma oficina, às 16h, para outro grupo de educadores da escola.