Circuito Ecológico visita Caminho de Darwin neste domingo

Participantes farão o mesmo trajeto que o naturalista britânico Charles Darwin fez em 1832, em Itaipuaçu

O Circuito Ecológico de Maricá volta a Itaipuaçu neste domingo (12/07) para mais um passeio gratuito no Caminho de Darwin, trajeto feito entre as cidades de Niterói e Maricá pelo naturalista britânico em 1832, quando pesquisou a biodiversidade da região para incluir suas conclusões na Teoria sobre a Evolução das Espécies. A caminhada é leve, com duas horas de duração, e poucos trechos de subidas no Parque Estadual da Serra da Tiririca. As vagas são limitadas com inscrições somente na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (10), das 8h às 17h.

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. O ponto de encontro será em frente à Fazenda Itaocaia, na Avenida Itaocaia Valley, às 9h. A orientação da secretaria é de que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade com guias turísticos da Prefeitura. Já foram promovidas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; travessia Silvado-Espraiado; Cachoeira do Espraiado e Vale de São Francisco; Retiro (Serra do Camburi); Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Vilarejo Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito; Restinga; Grutas do Spar, em Inoã; Farol de Ponta Negra, entre outros pontos turísticos.