"Espraiado de Portas Abertas" em homenagem a Páscoa neste domingo

Espraiado de Portas Abertas em homenagem a Páscoa neste domingo

A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer realizará no domingo de Páscoa (05/04), a partir das 9h, a segunda edição do ano do projeto "Espraiado de Portas Abertas", que tem o objetivo de valorizar a cultura e o turismo rural. Realizado bimensalmente, a edição de abril contará com a participação dos projetos "Circuito Ecológico", "Pedala Maricá" e apresentação de artistas do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”.

Na parte gastronômica, serão oferecidos pratos típicos, como bobó de camarão, galinha caipira, galinha ao molho pardo, pernil, costela com batata e feijão tropeiro. Os visitantes poderão curtir passeios rurais e conferir o melhor da tradição local por meio do artesanato com peças em madeira, fibra de bananeira, crochê, mosaico, travesseiros e produtos com ervas aromáticas e bijuterias. O evento conta ainda com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais, e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado.

Participação de cantores locais

A parte musical contará com uma edição especial do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, a partir das 12h, em sete pequenos palcos montados em diversos pontos do bairro. Serão oito shows simultâneos, às 12h, em locais distintos: o cantor Bruno Berner se apresentará no Bar do Cauby; Mirene Alves, no Atelier da Ilma; o cantor Sidney Santos, no Cantinho da Dilma; o cantor Leandro Jhunnyor, no Bar do Benedito; o cantor Raul Palmeira, no Saloma´s Bar; a dupla Baby do Cavaco e Adriano Pavarotti, no Sítio do Riacho; e, no Largo de Santo Antônio, serão duas apresentações: às 12h, da dupla Gianne Mello e Raphael do Cavaco, e, às 14h, do casal Jô Borges e Aldo Correa.

Circuito Ecológico

Além das atrações culinárias e musicais, haverá ainda a caminhada do Circuito Ecológico. A caminhada é leve, com percurso de uma hora, pela trilha do Sítio do Riacho até a Cachoeira da Concha, no Espraiado. Durante o trajeto, os aventureiros serão privilegiados com bela vista das serras. O ponto de encontro será às 10h, no ponto final do ônibus Espraiado (em frente ao Sítio do Riacho). Os participantes devem usar roupas leves e calçados apropriados, trajes de banho, protetor solar, repelente, chapéu, além de levar água (dois litros, no mínimo), frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Pedala Maricá

O evento contará ainda com a primeira edição do ano do projeto de incentivo ao ciclismo na cidade, o "Pedala Maricá", a partir das 10h. Cerca de trinta pessoas participarão do passeio ciclístico pela Estrada do Espraiado, com duração prevista de uma hora. A concentração será, às 9h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

Em uma perspectiva mais ampla de políticas para o desenvolvimento turístico, o secretário municipal adjunto de Turismo e Lazer, Amaury Vicente, destaca o "Espraiado de Portas Abertas" como a principal expressão do turismo rural de Maricá. “Sua importância está cada vez mais crescente, tanto pela iniciativa e participação direta da comunidade rural, assim como também pelo apoio da prefeitura”.

Para o secretário, os moradores da cidade e turistas valorizam a cultura do interior, o contato com o campo e com a natureza. “Mostrar o que tem de melhor, seja por meio da ‘culinária caipira’, da arte dos bordados, do artesanato, enfim, já se constitui em ganho”, declarou.

Programação musical

05/04 – Domingo de Páscoa