Circuito Ecológico acontece domingo no Espraiado

Participantes farão um passeio pelo Sítio do Riacho até a Cachoeira da Concha. Inscrições na Secretaria de Turismo

Uma caminhada leve, com uma hora de duração, numa área de preservação ambiental é atração deste domingo de Páscoa (05/04) do Circuito Ecológico de Maricá. A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer promove uma trilha pelo Sítio do Riacho até a Cachoeira da Concha, no Espraiado. O passeio é gratuito e integra o “Espraiado de Portas Abertas”, iniciativa de valorização da cultura e turismo rural com vendas de artesanato e pratos típicos.

As inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até quarta-feira (01/04), das 8h às 17h. Na quinta e sexta-feira, acontece um plantão especial de atendimento das 9h às 13h. As vagas são limitadas (até 25 pessoas) e os participantes preenchem um formulário com documento de identificação e endereço. O ponto de encontro será às 9h30, na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

A orientação é que os participantes usem roupas leves, trajes de banho, calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram promovidas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado; Retiro (Serra do Camburi); Vilarejo Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar (Inoã), travessia Silvado-Espraiado, entre outros pontos turísticos. ​