Educação infantil promove capacitação para auxiliares de creche em Maricá

A pedagoga Maria de Fátima palestrou com base nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e abordou diversos temas

A Secretaria Municipal Adjunta de Educação, através da Superintendência de Educação Infantil, promoveu, na terça-feira (31/03), mais uma formação pedagógica continuada para auxiliares de creche. A capacitação contou com palestra da pedagoga do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Simas Malheiros, e teve como tema “O papel do educar e do cuidar a criança”. Cerca de 70 profissionais participaram da atividade.

A pedagoga Maria de Fátima palestrou com base nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e abordou temas como identidade da criança, interação, cuidados e preparos (alimentação e higiene), brincadeiras (lúdicas, educativas e culturais, conforme a idade), literatura infantil, contação de histórias, construção do conhecimento, proteção, conforto e segurança.

“Temos que cuidar das crianças como se fossem nossos próprios filhos para que tenham oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de maneira justa e equilibrada, crescendo como cidadãos saudáveis e felizes. A auxiliar de creche é uma assistente da professora e deve trabalhar em parceria com ela. A criança é também um ser histórico, social e cultural. Tudo é uma questão de hábito e de ensino, e a criança precisa do adulto para isso”, completou.

A auxiliar de creche Valéria Rodrigues Ferreira, 31 anos, mora em São Bento da Lagoa e trabalha na Creche Municipal São Bento, na Morada das Águias, em Itaipuaçu. Ela está investindo na profissão, fazendo o curso Pedagógico no Centro Educacional de Niterói. “Um dia na semana tenho prova, mas vale o sacrifício. A cada dia aprendo mais”, disse.

Novidades na Educação

Aproveitando a ocasião, o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, anunciou que em breve o município contratará as auxiliares de creche, substituindo a terceirização pelo vínculo direto, o que resultará em melhor remuneração, uma vez que as auxiliares de creche serão incluídas no Plano de Cargos e Salários da secretaria.

Outras novidades anunciadas pelo secretário são, a partir de abril, a distribuição de um kit escolar mais apropriado para a Educação Infantil e para o Fundamental e a inauguração de novas creches.“Até maio, inauguraremos mais três creches, em Itaipuaçu, Inoã e Centro, e, ainda este ano, vamos criar anexos para creches nas escolas maiores. Assim, o C.E.M. Joana Benedicta Rangel terá o seu ‘Joaninha’; a E.M. Antônio Lopes da Fontoura, o seu ‘Antoninho’; a E.M. Maurício Antunes, o ‘Mauricinho’; e assim por diante”, detalhou.