Espraiado é a atração de domingo do Circuito Ecológico

Guiados por equipes da Prefeitura, os participantes irão caminhar pela trilha do sítio até a cachoeira do Espraiado

A Secretaria Municipal de Turismo convida os moradores para mais uma edição do Circuito Ecológico de Maricá. A caminhada acontece neste domingo (06/04) na trilha do Espraiado e é uma das atrações do projeto de turismo rural que acontece na localidade – o Espraiado de Portas Abertas. O passeio é gratuito e aberto a todas as idades. Guias turísticos, com apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil, acompanham os participantes.

A caminhada é leve, com percurso de uma hora, pela trilha do sítio até a cachoeira. Durante o trajeto, os aventureiros serão privilegiados com bela vista das serras. As inscrições são feitas somente na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira 04), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço.

As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o ponto de partida. O horário de saída da secretaria é às 8h. Os participantes devem usar roupas leves e calçados apropriados, chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Espraiado (Tomascar), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé, entre outros pontos turísticos.