Cineclube Henfil exibe em março filmes sobre a ditadura militar

0
418
"Dossiê Jango", documentário sobre o ex-presidente João Goulart, será exibido nesta quarta

O Cineclube Henfil de março apresenta três filmes sobre os anos de chumbo, período de 1964 a 1985 em que o país viveu sob o regime da ditadura militar. Todas as quartas-feiras deste mês, o projeto da Secretaria de Cultura de Maricá relembra fatos, prisões, histórias e vítimas do regime ditatorial. O primeiro filme é "Dossiê Jango" (2013 – Brasil), que será exibido nesta quarta-feira (12/03), às 19h, na Casa de Cultura, no Centro. O evento é gratuito, mas os interessados precisam chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso.

Dirigido pelo cineasta Paulo Henrique Fontenelle, "Dossiê Jango" traz à tona o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. Jango havia sido eleito democraticamente, mas foi destituído do poder em 31 de março de 1964 pelos militares contrários ao seu governo. O ex-presidente teve seus direitos políticos suspensos e exilou-se no Uruguai e na Argentina, onde faleceu em 1976. As circunstâncias de sua morte nunca foram bem explicadas e o corpo foi imediatamente enterrado, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado.

Durante 21 anos, a ditatura restringiu o direito do voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. O regime teve fim somente em 1985, quando o governo pressionado pelo movimento "Diretas Já", que mobilizou a população em defesa do voto direto, escolheu o indiretamente o deputado Tancredo Neves para presidência, por meio do Colégio Eleitoral formado por deputados federais e senadores. A partir daí, os sucessores à Presidência da República foram eleitos por votos diretos.

Com 102 minutos de duração, o documentário traz depoimentos e documentos para tentar esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil. Um dos coprodutores desta obra foi o Instituto João Goulart, que forneceu documentos e contatos de pessoas que poderiam ser entrevistadas para o filme. "Dossiê Jango" foi escolhido como o "Melhor Documentário" pelo Júri Popular do Festival do Rio 2012, "Melhor Longa Metragem" na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes – 2013, também pelo Júri Popular, e "Melhor Documentário" pelo Júri Oficial e Popular do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2013).

Sessão especial sobre Darcy Ribeiro

Neste mês, o Cineclube Henfil também exibe outras duas obras que abordam a ditadura militar: "O que é isso, companheiro" (19/03) e "O velho – a história de Luiz Carlos Prestes" (26/03). Além dos filmes sobre os anos de chumbo, a Secretaria de Cultura presenteia o público com uma sessão especial. No dia 25, será apresentada obra "Darcy Ribeiro, o guerreiro sonhador", documentário, com narração da atriz Cássia Kiss, que traz depoimentos de Oscar Niemeyer, Ziraldo, Leonel Brizola, entre outros, sobre a vida do educador. A Casa de Cultura fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.