Carnaval 2014 em Maricá supera todas as expectativas

Carnaval 2014 em Maricá supera todas as expectativas

O Carnaval 2014 em Maricá consolidou a cidade entre os melhores e mais procurados destinos turísticos no estado do Rio de Janeiro, com uma média estimada, segundo a secretaria de Segurança Pública, de 500 mil pessoas. A população e os visitantes puderam se divertir numa programação diversificada espalhada em 14 palcos por toda a cidade totalizando 77 shows gratuitos e mais de 80 blocos de rua, incluindo o da Gabriela, o mais tradicional da cidade, que desfilou na segunda-feira de Carnaval (03/03. Dentre os shows, se apresentaram na cidade nomes como Preta Gil, Só Pra Contrariar, Serjão Loroza, Carrossel de Emoções, Isabella Taviani, Teresa Cristina, Leoni, Léo Jaime, Pepeu Gomes, Monarco, Nelson Sargento, Wilson Moreira, Fulia do Pimenta, dentre outros talentos da música popular brasileira.

A praça Dr.Orlando de Barros Pimentel, no Centro, foi o ponto de maior concentração de público graças à qualidade dos shows. As noites dos shows do SPC (na segunda-feira, dia 03/03) e da Preta Gil (na terça-feira, dia 04/03) atraíram, segundo estatísticas da Segurança Pública, mais de 50 mil foliões, sempre em um clima familiar, cordial e de muita alegria.

Secretarias atuaram integradas e público aprovou

A segurança e a tranquilidade mereceram comentários positivos dos moradores e visitantes graças a um esquema especial no qual as ações idealizadas pela secretaria municipal de Turismo e Lazer contaram com amplo apoio de outras instâncias do governo, como a Guarda Municipal, Defesa Civil, as secretarias de Segurança Pública, Transporte, Saúde, Administração. Por dia, estiveram mobilizados 160 guardas municipais e agentes de segurança, além de 100 agentes de trânsito, controlando as vias do município e atuando nos locais com grande concentração, como praias e palcos dos shows. A Defesa Civil disponibilizou por dia 35 salva-vidas que trabalharam em postos de atendimentos em Cordeirinho (ruas 90 e 107), Itaipuaçu (ruas 53, 70 e 83), Barra de Maricá (ruas 4 e 13), Ponta Negra (em frente ao terceiro quiosque da praia) e na Lagoa do Boqueirão. Já o Corpo de Bombeiros reforçou a equipe com mais 20 salva-vidas, nos postos de Ponta Negra e Itaipuaçu (Rua Um, Avenida Um e Recanto). A Polícia Militar disponibilizou 110 policiais para o Carnaval.

Para o secretário municipal de Turismo e Lazer, Amaury Vicente, o resultado não poderia ser melhor. "Fizemos um carnaval de alto nível tanto para os moradores quanto para os visitantes. Quero agradecer a todos os funcionários e secretarias que contribuíram para o sucesso de nossa festa", declarou o secretário.

Há menos de um ano morando no Brasil, Bianka Silva, de 19 anos, é portuguesa e, escolheu Maricá para conhecer os encantos do Carnaval. "Não imaginava que fosse tão bom em todos os aspectos. Show, segurança, iluminação, animação. Sem defeitos. Já tinha ouvido falar dos encantos da festa, mas não imaginava que fosse tudo isso. A cidade está de parabéns", declarou ela. O paulistano Fellipe Contreiras, de 36 anos, também aprovou a folia maricaense. "Curti muito os shows, mas confesso que adorei conhecer a cidade, que é linda. Pretendo vir aqui muitas outras vezes e trazer minha família para visitar os pontos turísticos", ressaltou.

Nos outros palcos, espalhados pelo município, como por exemplo, em Ponta Negra, Cordeirinho e Itaipuaçu, a cena se repetiu, com visitantes e moradores curtindo a folia e aprovando a programação alternativa. Para o músico carioca Hugo Andrade, "essa ideia de oferecer shows alternativos em pleno Carnaval é interessantíssima". As crianças também receberam uma atenção especial, com show de Maestro Dedé, Banda Carnaval e o baile infantil com Topetão no coreto da Praça Raul de Barros, montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.