Secretaria de Saúde vacina adolescentes para prevenir câncer no colo do útero

Jovens de 11 a 13 anos serão imunizadas contra o vírus HPV. Campanha nacional será realizada durante um mês a partir desta segunda-feira (10/03)

A Prefeitura de Maricá inicia nesta segunda-feira (10/03) ações para prevenir o câncer do colo do útero em adolescentes de 11 a 13 anos. A campanha nacional do Ministério da Saúde será realizada até o dia 10 de abril e três mil doses da vacina contra o vírus HPV (Human Papillomavirus), transmitido na maioria das vezes por relações sexuais, foram disponibilizadas para o município. Para proteção completa, são necessárias três doses. A primeira será aplicada durante a campanha, a segunda seis meses depois e a última cinco anos após a primeira dose. Ao todo, a vacina estará disponível em 24 postos de saúde e 19 escolas municipais.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, desta forma, ainda não tiveram contato com o vírus. A vacina previne apenas quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18) contra mais de 150 existentes.

Após a campanha, o serviço continuará sendo oferecido nos postos da rede municipal e fará parte do calendário nacional de vacinação. Para orientar as alunas e os familiares sobre os riscos e contágio da doença, a Secretaria de Saúde promoveu em fevereiro deste ano um curso de capacitação para os profissionais da Educação. "O HPV tem maior atração em uma região específica do colo uterino chamada junção escamo colunar. Dessa forma, a célula pode se transformar em qualquer outra, inclusive numa célula cancerígena. Através da relação sexual, a pessoa pode se contaminar com o vírus HPV e, dependendo do tipo viral, pode provocar uma modificação celular e causar o câncer. Com a vacina, esse risco diminui cerca de 70%", explicou a subsecretária municipal de Atenção Básica e ginecologista, Cláudia Souza.

A Secretaria de Saúde informa que quatro escolas da rede municipal – Darcy Ribeiro e Professor Robson Lôu, em Inoã; Ministro Luis Sparano, Spar; e Vereador Osdevaldo da Matta, em Santa Paula – irão oferecer as vacinas durante a campanha. Nas demais, um calendário foi montado com dias pré-determinados. Em cada escola, haverá uma equipe com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Veja aqui a relação das unidades de saúde e confira abaixo a lista das escolas e os dias em que a vacina será oferecida.

EM Darcy Ribeiro – Inoã – 10/03 a 10/04

EM Professor Robson Lôu – Inoã – 10/03 a 10/04