Cineclube Henfil exibe o filme "Quando o Carnaval Chegar"

0
918
Chico Buarque, Maria Bethânia, Nara Leão e Hugo Carvana estrelam este sucesso do cinema nacional

Evento acontece nesta quarta-feira (26/02) na Casa de Cultura, no Centro

Para encerrar o mês em homenagem ao poeta Chico Buarque de Holanda, o Cineclube Henfil de Maricá apresenta o filme "Quando o Carnaval Chegar" (1972 – Brasil) nesta quarta-feira (26/02). Esta é a quarta obra com trilha sonora sintetizada pelo poeta que será exibida na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). A sessão é gratuita e começa às 19h. Para aproveitar este sucesso do cinema nacional, o público precisa chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso à Sala Darcy Ribeiro.

Dirigido pelo cineasta Cacá Diegues, a comédia musical é estrelada por grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia. O elenco também é formado por Hugo Carvana, Odete Lara, José Lewgoy, Antônio Pitanga, Ana Maria Magalhães, entre outros. Com 95 minutos de duração, a trama é sobre um grupo de cantores formado por Paulo (Chico Buarque), Mimi (Nara Leão) e Rosa (Maria Bethânia) que irão se apresentar para um rei que chegará à cidade para o Carnaval. O empresário Lourival (Hugo Carvana) consegue o contrato, mas discussões internas e romances inesperados impedem que o espetáculo seja realizado. No decorrer da história, os artistas voltam a se unir, apresentando-se em shows mambembes.

Composta por Chico Buarque em 1972 para o longa-metragem "Quando o Carnaval Chegar", a música de mesmo nome é um sucesso nacional da década de 70. Considerado um dos melhores filmes nacionais pela critica especializada, a canção traz em um dos seus trechos a esperança por novos tempos após a ditadura militar. Um exemplo são os versos iniciais da música: "Quem me vê sempre parado / Distante garante que eu não sei sambar… / Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar / Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar… / Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar".

Em 1972, o longa ganhou o Prêmio Revelação do Ano, da Associação dos Críticos de Artes de São Paulo, com a atriz Ana Maria Magalhães. Em 2008, foi escolhido como o Melhor Festival Documentário Lisboa.