Prefeitura apoia festa em louvor a Nossa Senhora das Graças, em Ponta Negra

Com apoio da prefeitura, capela de Nossa Senhora das Graças realiza festa para sua padroeira

Com o apoio da prefeitura de Maricá, por meio das secretarias municipais de Assuntos Religiosos e Turismo, além de comerciantes locais, a capela de Ponta Negra, vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Amparo, prepara uma série de atividades para homenagear a santa padroeira da comunidade, Nossa Senhora das Graças.

Com 48 anos de existência, a capela Nossa Senhora das Graças inicia a programação religiosa no dia 18/11 com a realização de orações com a participação de comunidades de outras capelas até o dia 26/11, sempre às 19h30. No dia 26, também será realizada a coroação da santa, após a novena.

No dia 27/11, data em que se homenageia a santa, as festividades começam às 6h, com alvorada e queima de fogos. Às 6h30, será realizada a oração do Terço na praça do bairro e às 7h será servido um café da manhã especial na paróquia. A programação segue às 19h, com a tradicional procissão percorrendo as principais ruas do bairro. Logo depois, às 20h, será celebrada a santa missa no interior da capela.

No dia 28/11, às 19h30, será realizada na capela a “Noite de Oração”. Às 20h, haverá a apresentação da cantora Jô Borges & banda, durante a realização especial do projeto da secretaria municipal de Turismo, o “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. Às 23h, é a vez do show sertanejo universitário de Douglas e Kleberson.

No dia 30/11, a programação começa às 12h com o almoço festivo; às 18h, será realizada Santa Missa no interior da capela; às 20h haverá um leilão e às 21h a festa será encerrada com show da banda BSN.

De acordo com a Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, Rosane Maria de Oliveira Vargas, a festa é tradição no bairro e costuma reunir mais de mil pessoas. Rosane é neta de Elza Maria Rodrigues, que por mais de 30 anos cuidou da capela. “Todo ano, aos sábados, realizamos, com a colaboração do comércio do bairro, um almoço especial que contribui para angariar fundos para essa festa e também para a manutenção da capela”, destacou a ministra.

Conheça um pouco a história de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa

Segundo a fé católica, Nossa Senhora das Graças é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria e também possui as denominações Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A devoção remete à aparição de Nossa Senhora no dia 27 de novembro de 1830, às 17h30, em Paris, para uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, a humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ao fazer suas orações na capela do convento, a Virgem Maria apareceu e lhe revelou a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, símbolo do amor de Deus pelos homens, manifestado através da Virgem Maria.

Capela Nossa Senhora das Graças (bairro Ponta Negra)
De 18/11 a 26/11
19h30 – novena com a participação das comunidades de outras capelas

27/11 – Dia de Nossa Senhora das Graças
6h – Alvorada;
6h30 – Terço na praça;
7h – Café da manhã com Nossa Senhora das Graças;
19h – procissão percorrendo as principais ruas do bairro;
20h – Santa Missa (após a missa, haverá a abertura da cantina oferecendo caldos e salgados).

19h30 – “Noite de Oração” na capela.

18h – abertura da cantina;
20h – apresentação da cantora Jô Borges & banda, durante a realização especial do projeto da secretaria municipal de Turismo, o “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”;
23h – show sertanejo universitário de Douglas e Kleberson;

12h – almoço festivo;