Ministério da Cultura acompanha obras de praça de esportes

Vanea Rabelo com equipe da prefeitura fez hoje a terceria visita de técnica às obras do CEU, na Mumbuca

O Ministério da Cultura realizou nesta sexta-feira (11/10) a terceira visita (as outras aconteceram em abril e julho) de monitoramento das obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Maricá. O espaço, em construção às margens da RJ-106, no bairro Mumbuca, está com 80% da obra concluída e tem previsão de inauguração para dezembro. O projeto do governo federal faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai reunir num mesmo espaço atividades esportivas, culturais e sociais gratuitas para a população.

Antes da visita, as secretarias envolvidas no projeto (Assuntos Federativos, Assistência Social, Cultura, Educação, Esportes, Planejamento, Fazenda e Controle Interno) participaram de uma reunião com a analista técnica regional do governo federal, Vanea Rabelo, no Paço Municipal, onde foi apresentado um vídeo com as etapas da obra.

A representante do ministério elogiou a execução do projeto pela prefeitura e afirmou que existe a expectativa de Maricá ser o primeiro município dos estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo a abrir o espaço de artes e esportes. “As intervenções estão bem avançadas em Maricá e dentro do cronograma elaborado pelo ministério”, declarou Rabelo, acrescentando que o município já fez a licitação para compra dos equipamentos e mobílias que começarão a ser instalados na segunda quinzena de novembro. “Na cidade capixaba de Colatina, onde as obras também estão adiantadas, ainda não foi feita a licitação para compra de equipamentos”, concluiu.

O projeto do Centro de Artes e Esportes Unificados também inclui a participação efetiva da sociedade por meio de oficinas de mobilização social. A primeira oficina de sensibilização e apresentação do projeto à população foi realizada em julho na Escola Municipal Joaquim Eugênio, na Mumbuca. Outras seis oficinais ainda serão realizadas (nos dias 28/10, 31/10, 04/11, 11/11, 18/11 e 12/12) no mesmo local e os moradores poderão sugerir atividades para o futuro espaço. A representante do governo federal ressaltou a importância da participação da sociedade nestas reuniões. “O CEU precisa ser abraçado como propriedade pelos moradores e terá livre acesso aos serviços que serão administrados pela prefeitura”, destacou Rabelo.

O CEU inclui uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), anfiteatro (cinema e teatro), telecentro, biblioteca, auditório, pistas de caminhada e de skate, quadra de esportes, além de equipamentos de ginástica e playground. O projeto está orçado em R$ 2,5 milhões (sendo R$ 2 milhões do governo federal e R$ 500 mil de contrapartida da prefeitura).