Cineclube Henfil exibe filme da obra de Vinícius de Moraes

Documentário sobre a vida e a obra do poeta Vinícius de Moraes será apresentado amanhã na Casa de Cultura

O poeta Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 19 de outubro deste ano, é o grande homenageado desta semana no Cineclube Henfil de Maricá. O projeto da secretaria municipal de Cultura exibe nesta quarta-feira (09/10), às 19h, o documentário “Vinícius” (2005 – Brasil), baseado na obra do poeta – autor de 400 poesias e 400 músicas. A sessão é gratuita e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do filme.

Com direção de Miguel Faria Júnior, a biografia celebra a vida e a obra de Vinícius de Moraes, que também foi autor teatral e parceiro de importantes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Tom Jobim (com quem compôs “Samba do Avião”, “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade” e “Insensatez”, entre outras); Toquinho (com quem assinou o clássico “Tarde em Itapoã”); Chico Buarque de Holanda (em “Gente Humilde”), além de Baden Powell, Carlos Lyra e Edu Lobo.

O documentário tem 1h50 de duração e apresenta depoimentos de Chico Buarque, Ferreira Gullar, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Toquinho, entre outras personalidades, entre parceiros, intérpretes e amigos. O filme também reúne raras imagens de arquivo que relembram a simplicidade de Vinicius, sua espontaneidade e seu humor. Além disso, a obra brinda o espectador com interpretações das principais canções de Vinícius nas vozes de Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mariana de Moraes, Mart´Nália e Mônica Salmaso. Já a atriz Camila Morgado e o ator Ricardo Blat relembram textos e poesias sobre paixão, amizade, alegria, beleza, delicadeza e perdão – temas preferidos do poeta.

O filme “Vinícius” ganhou o Prêmio ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira) de Cinema como melhor documentário, além de ter faturado duas categorias (melhor documentário e melhor trilha sonora) do Grande Prêmio Cinema Brasil, maior premiação do cinema nacional.

Obras de poetas latinos

Neste mês, o Cineclube Henfil exibe também os filmes “Vidas Secas” (16/10), obra adaptada do livro de mesmo nome de Graciano Ramos; “Violeta foi para o céu” (23/10), biografia sobre a compositora chilena Violeta Parra; e “Poeta das sete faces” (30/10), documentário sobre o grande escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.