Casa de Cultura de Maricá participa do evento nacional “Primavera dos Museus”

A secretaria municipal de Cultura convida a população a participar da 7ª Primavera dos Museus – organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), sob a coordenaçao da museóloga Priscilla Mataruna e do historiador Marcos de Dios e que terá a participação da Casa de Cultura de Maricá.

O evento, que este ano tem o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”, será realizado em todo o país de 23 e 29 de setembro. Segundo a organização do evento, o objetivo do tema deste ano é fazer refletir sobre a importância da cultura africana para a sociedade brasileira e valorizar a realidade afrodescendente no país, contribuindo para a superação de preconceitos e discriminações raciais.

O Museu Histórico de Maricá faz parte do Sistema Nacional de Museus e está inserido no contexto da Política Nacional de Museus, que revaloriza os museus como centro de preservação e resgate do patrimônio material e imaterial da humanidade.

Confira abaixo a programação completa da Primavera dos Museus em Maricá:

23 de setembro de 2013

Ø 17:00 ˗ Abertura: A Cia Vida de teatro e dança apresenta uma homenagem à influência negra na cultura brasileira através da dança.

Ø 18:00 ˗ Palestra: A que os mitos Yorubás tem a ensinar ao homem do século XXI. Prof. Dr. Marcos Nascimento Coelho ˗ psicopedagogo.

24 de setembro de 2013

Ø 17:00 ˗ Exposição: HEREROS -homenagem ao povo africano. Grupo Arte e Natureza, diversos tipos de esculturas com materiais recicláveis.

Ø 18:00 ˗ Palestra:Tias Bahianas, a influência da mulher negra na formação cultural carioca. Prof. Iraguaci Bezerra dos Santos – historiador

25 de setembro de 2013

Ø 19:00 ˗ Cine Clube Especial Primavera dos Museus: Filme – Cais do Valongo de Wavá de Carvalho. Mostra a descoberta do porto no Rio de Janeiro por onde os negros passavam ao chegar ao Brasil para serem escravizados.

Ø 20:00 ˗ Palestra: A importância do resgate da memória do Cais do Valongo. Prof. Wavá de Carvalho ˗ historiador e documentarista

26 de setembro de 2013

Ø 17:00 ˗ Apresentação de Capoeira Grupo Filhos da Lua Mestre Dico.

Ø 18:00 ˗ Mesa Redonda: Memória e cultura africana e afro brasileira em Maricá. Profª.Maria da Penha de Andrade e Silva –historiadora; Profª. Renata Toledo – pedagoga; Pai Liminha de Maricá -babalorixá Jonas de Jagum pres. FORMA.

27 de setembro de 2013

Ø 19:00 ˗ Sala Cult Especial Primavera dos Museus: SOU NEGRO SOU BRASIL homenagem à consciência negra – Dalva Alves, Ronaldo Valentim e outros artistas locais.