Conferência em Maricá discute financiamento do Sistema Único de Assistência Social

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Maricá foi realizada nesta sexta-feira (2/8) na sede do Rotary Club, no Caxito. Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social), o evento debateu, entre outras questões, a aplicação de verbas do orçamento municipal no sistema. No encontro também foram eleitos oito delegados (sendo quatro suplentes) para a conferência estadual do setor, marcada para novembro.

Além da escolha dos delegados, os participantes da conferência ajudaram a redigir uma carta com as propostas que serão levadas ao evento estadual. Uma cópia do documento será entregue ao prefeito Washington Quaquá, que foi representado no evento pelo ouvidor e coordenador de Comunicação Social, Jorge Castor.

“A proposta discutida na conferência é para que uma porcentagem do orçamento anual da Prefeitura seja aplicada nas ações de assistência social na cidade. Hoje a maior parte dos recursos da área é fruto de repasses estadual e federal”, afirmou a secretária de Assistência Social de Maricá, Laura Vieira da Costa, que ressaltou o esforço da prefeitura em promover ações custeadas com verbas próprias, como o Casamento Comunitário, ampliando o alcance dos projetos da secretaria. Laura antecipou que vai propor ao prefeito e aos vereadores que o direcionamento dos recursos seja incluído já no orçamento do próximo ano.

Junto com a secretária Laura e com Jorge Castor, a mesa diretora da conferência foi composta pelo também secretário Sérgio Mesquita (Cultura), pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nancy Soeiro, pelo presidente do Rotary Club de Maricá, David Mendes Neves, e por Anália Barbosa, integrante da secretaria estadual do setor, representando o secretário estadual Zaqueu Teixeira.