Cineclube Henfil exibe “Adeus, Meninos” na próxima quarta-feira

0
534
No dia 19/06, será a vez da exibição do filme francês de 1987, “Adeus, Meninos”

Na próxima quarta-feira, dia 19/06, o Cineclube Henfil – projeto da secretaria municipal de Cultura de Maricá – exibe o filme francês “Adeus, Meninos” (“Au revoir les enfants”), de 1987, dirigido, escrito e produzido por Louis Malle.

Baseado em eventos da própria infância do diretor, o filme conta a história de Julien Quentin (Gaspard Manesse), um garoto de 12 anos que frequenta o colégio St. Jean-de-la-Croix, em grandes dificuldades por conta da Segunda Guerra Mundial. Ele ganha um inimigo com a chegada de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido garoto. Mais tarde, Julien descobre que o menino é judeu e os dois se tornam melhores amigos, mas a tragédia chega à escola quando a Gestapo (instância policial do Nazismo) invade o local.

Em 1987, o filme ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza. Em 1988, recebeu o César (prêmio anual do cinema francês) em sete categorias, incluindo melhor diretor, melhor filme e melhor roteiro. No mesmo ano, no Oscar, foi indicado nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original, e concorreu ao Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.

Encerrando a programação do projeto, no dia 26/06, será exibido o filme francês “Acossado” (“À bout de souffle”), de 1959, um dos mais emblemáticos da nouvelle vague (“nova onda” – um movimento artístico caracterizado pela contestação estética, própria dos anos 60), rodado em menos de quatro semanas. Foi o primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard e retrata o amor fatal entre um criminoso fugitivo, Michael Poiccard e Patrícia, uma jovem norte-americana aspirante à jornalista. Em 1960, o longa recebeu o Urso de Prata na categoria de melhor diretor e foi ndicado ao Urso de Ouro; em 1961, venceu na categoria de melhor filme na French Syndicate of Cinema Critics; em 1962, foi indicado na categoria de melhor atriz estrangeira (Jean Seberg) no British Academy of Film and Television Arts (Bafta). Em 1983 foi realizada nos Estados Unidos uma refilmagem da obra, que recebeu o título de A força do amor, e que foi estrelada por Richard Gere.

Cineclube Henfil
Como as vagas são limitadas por sessão (40 lugares), a secretaria distribui senhas 30 minutos antes da exibição do filme. Informações pelo telefone 3731-1432 ou pelo e-mail cineclubehenfilmarica@gmail.com. O Cineclube é realizado às 19 horas, na Casa de Cultura de Maricá – na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.