Cineclube Henfil exibe “Macunaíma” nesta quarta-feira

0
1150
Hoje (24/04), Cineclube Henfil exibe "Macunaíma".

O Cineclube Henfil, projeto lançado pela secretaria municipal de Cultura, exibe hoje (24/04), às 19h, o clássico “Macunaíma”, de 1969, escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, baseado na obra homônima de Mário de Andrade.

Com duração de 108 minutos, o filme conta a história de um anti-herói, vivido por Grande Otelo. Macunaíma nasceu numa tribo amazônica, onde passa sua infância.  Ele é um menino mentiroso, traidor, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além de ser extremamente preguiçoso. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa tumultuada aventura urbana, ele volta à selva.

“Macunaíma”, em 1969, venceu o Festival de Brasília nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho). E, em 1970, venceu a categoria de melhor filme do Festival Internacional de Mar del Plata na Argentina.

Cineclube Henfil
As sessões são sempre às quartas-feiras, às 19 horas, na Casa de Cultura de Maricá – na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Como as vagas são limitadas por sessão (40 lugares), a secretaria distribui senhas 30 minutos antes da exibição do filme. Informações pelo telefone 3731-1432 ou pelo e-mail cineclubehenfilmarica@gmail.com.