Cineclube Henfil celebra sucesso do Festival Mazzaropi

0
856

O Festival Mazzaropi, que o Cineclube Henfil apresentou durante as quartas-feiras do mês de fevereiro, foi encerrado ontem (27/02) com a exibição do filme “Casinha Pequenina”, em uma verdadeira festa da cultura na cidade.

Com lotação esgotada, a sala (na Casa de Cultura de Maricá, no Centro), recebeu um público diversificado, de vários bairros do município e de cidades vizinhas, como São Gonçalo. A sessão começou às 19h com uma apresentação do coordenador do Cineclube, Ronaldo Valentim, que falou sobre a importância de Mazzaropi para o cinema brasileiro.

O filme “Casinha Pequenina” conta a história de um colono (Chico), que mora em uma fazenda de café do Brasil Império, e luta contra as maldades do fazendeiro, libertando escravos açoitados e desfazendo as artimanhas do patrão. Tarcísio Meira (estreia no cinema), Luís Gustavo, Roberto Duval, Marly Marlei e outros atores abrilhantam o elenco da obra, que conquistou a plateia do Cine Henfil.

Os estudantes de Teatro, Celso Rodrigues, de 29 anos, morador de Itaipuaçu, e Adriano Ramos, de 26 anos, de São Gonçalo, alunos do grupo D’Jotas, disseram  que procuraram o festival Mazzaropi com o objetivo de aprender mais sobre interpretação com o desempenho do comediante brasileiro. “Estamos ensaiando a peça “O famigerado”, que tem um personagem caipira, por isto estamos pesquisando e aprendendo com o Mazzaropi”, disseram.

Luciana Costa, moradora do Caxito, levou a filha Mayara e a sobrinha Mirella à sessão, a convite do produtor Délcio Teobaldo. As crianças, ambas com 9 anos e alunas da E.M. Antônio Lopes – assim como outras seis crianças do bairro que estavam na plateia – se divertiram com o filme. “Gostamos muito e vamos voltar outras vezes”, declararam as crianças. “Cinema de qualidade e de graça é novidade por aqui”, completou Luciana.

O professor aposentado Nilton de Souza, de 59 anos, morador de Itapeba, também prestigiou o evento e declarou que seu pai, o militar Péricles de Moraes, conheceu Mazzaropi pessoalmente. “Conversaram quando o ator foi filmar ‘Fuzileiros do Amor’, na Marinha. Minha prima, Ana Maria de Souza, atuou nesse filme”, afirmou o professor.

Creuza Maria da Silva, psicóloga e moradora do Caju, é a artesã responsável pela criação de um boneco que reproduz o personagem “Jeca Tatu”, que inspirou o personagem Chico interpretado por Mazzaropi no filme. A obra estava na entrada da sala de cinema, assim como o boneco sobre Carlitos – que ela preparou especialmente para o Festival Charles Chaplin, que também foi organizado pelo Cine Henfil. “Eu faço parte da história desse cineclube”, comemora.

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, comemorou o sucesso do projeto. “Estamos conseguindo formar uma plateia regular e diversificada, o que é muito bom. No Festival Chaplin, houve pessoas que assistiram a todos os filmes. O próximo festival será sobre clássicos do cinema mundial, como Casablanca, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, entre outros sucessos. Mesmo com a inauguração do Centro Popular de Cultura Henfil, pretendemos manter esta sala funcionando, assim como criar novos pontos de Cultura em outras regiões da cidade", antecipou o secretário.