Cineclube Henfil exibe "Monsieur Verdoux" no Festival Chaplin

0
899

Dando continuidade ao Festival Charles Chaplin, o Cineclube Henfil, da Secretaria Municipal de Cultura de Maricá, apresenta nesta quarta-feira (09/01), às 19h, na Casa de Cultura, o filme “Monsieur Verdoux”, a primeira película na qual o ator e diretor inglês não se apresenta com o tipo que o tornou mundialmente famoso, "o vagabundo" Carlitos. A entrada é franca.

Neste filme, Chaplin representa um dândi matador de esposas. É uma comédia de humor negro, onde o autor faz uma crítica ácida ao sistema capitalista, comparando-o ao mundo do crime no qual a sede de lucros justifica todos os meios. A moral duvidosa de “Monsieur Verdoux”,  provocou reações negativas em diversas cidades norte-americanas quando da apresentação do filme, e serviu de pretexto para o processo político que culminou com o exílio de Chaplin na Europa, a partir de 1952.

Nas quartas-feiras seguintes, o Cineclube Henfil  apresentará os filmes “O Circo” (16/01), “Luzes da Ribalta” (30/01), além de três curta-metragens do Festival Carlitos – “Vida de Cachorro”, “Ombro, Armas!” e “Pastor de Almas” – que serão projetadas no dia 23 de janeiro. O Cineclube funciona na Casa de Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro.