CRAS Centro promove encerramento de cursos em 2012

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), unidade Centro, promoveu hoje (12/12) o encerramento da última etapa de seus cursos e oficinas em 2012.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social e Participação Popular, Laura Vieira da Costa, da coordenadora do CRAS-Centro, Vera Serafim, de coordenadores dos outros CRAS, professores e alunos.

Foram entregues certificados a alunos dos cursos de Panificação (Prof. Nelson Gliezer), Desenho e Pintura em Tecido (Mestre Dico), MDF (Profª Angelina), Jardinagem e Paisagismo (Prof. Jorge Estrela), Corte de Cabelo (Prof. Ester), Manicure (Profª Eliza), e Tricô e Crochê (Profª Elizabeth).

Mensagem de Natal

A secretária Laura Vieira e a equipe técnica do CRAS-Centro (os funcionários Emerson, Ingrid, Eliane, Vera) leram mensagens de Natal, enfatizando as histórias de superação e a transformação das pessoas que se empenham em realizar seus sonhos. A coordenadora do CRAS, Vera Serafim, agradeceu a presença do público.

O psicólogo Anderson leu um texto, intitulado “A lição da borboleta”, na qual o homem, tentando ajudar a natureza, acaba atrapalhando seu desenvolvimento. “O esforço tem de partir da pessoa. É preciso atitude e perseverança para vencer as dificuldades. Aqui, todos têm um objetivo: seja vencer a depressão, aprender algo novo ou complementar sua renda. E o melhor é que, quando a pessoa se esforça para atingir seus objetivos e os alcança, se transforma e transforma as pessoas que estão a sua volta”, completou a assistente social Ingrid Guimarães.

A secretária Laura Vieira aproveitou o encontro e enfatizou que a administração municipal tem por prioridade atender o povo. “Para o prefeito Quaquá, o asfalto é importante, porém o mais importante é ver o povo qualificado, realizado e feliz”, declarou.

As alunas Adenise da Silva, moradora do Bananal, trabalha há 20 anos com panificação, e fez o curso para aperfeiçoamento. Da mesma forma Elizabeth de Oliveira, que estava com a neta Giulia, trabalha no ramo, há alguns anos.“Tenho uma pequena padaria e queria aprender mais, pois é difícil conseguir empregados neste setor”, declarou.

Sheila Barbosa, 24 anos, mãe do pequeno João Pedro, de um ano e quatro meses, é técnica em enfermagem e estava desempregada. Fez o curso de manicure e já está trabalhando. “Dinheiro e conhecimento nunca é demais. Estava precisando trabalhar, fiz o curso e consegui meu objetivo”, frisou.

O CRAS-Centro fica à Rua Domício da Gama, s/nº, Centro, Maricá.