Prefeitura apresenta balanço do governo Quaquá

0
2086
Alunos se mostraram satisfeitos com os computadores

Um levantamento da Secretaria de Gestão das Metas de Governo de Maricá mostra um raio-x do primeiro mandato da gestão Washington Quaquá, entre os anos de 2009 e 2012.

Segundo a secretária de Gestão das Metas de Governo, Janete Valadão, responsável pelo balanço, os destaques aconteceram na Educação (entrega de 14 mil netbooks aos alunos da rede municipal), Habitação (início da construção de quase 3 mil apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida), Urbanização (pavimentação e drenagem de mais de 71 km de vias; construção da Ponte da Barra) e Transporte (fim do monopólio da empresa de ônibus Nossa Senhora do Amparo com a legalização de vans, kombis e mototaxistas).

Na área da educação, um dos pilares do governo Quaquá, outra meta atingida foi a reforma e ampliação das 47 escolas da rede municipal, além da criação da primeira unidade em tempo integral do município – a E.M. Barra de Zacarias, em Barra de Maricá, para 175 alunos do maternal II (a partir de 3 anos) até o 5º ano do Ensino Fundamental (14 anos). Um dos compromissos do prefeito reeleito Washington Quaquá para o segundo mandato é a implantação da segunda unidade de tempo integral, que funcionará na E.M. Mata Atlântica, em Itaipuaçu. O terreno, que estava alugado desde 2010, foi adquirido em agosto deste ano pela atual administração. A previsão da Secretaria de Educação, que hoje atende a 507 alunos da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental, é dobrar o número de estudantes inseridos no projeto de ensino em tempo integral.

Outro destaque da Educação foi a criação de creches municipais, já que a cidade não contava com nenhuma unidade deste tipo até o início do atual governo. Foram construídas, até julho deste ano, cinco unidades, além de 21 escolas municipais que passaram a oferecer o serviço de creche, beneficiando ao todo 1152 crianças. “Os pais agora têm onde deixar seus filhos para poderem concluir os estudos, trabalhar ou fazer cursos de qualificação”, ressalta a secretária.

Além dos investimentos na infraestrutura das escolas e nas condições de trabalho dos professores, a Prefeitura de Maricá inovou e iniciou, em 2011, um programa de inclusão digital dos alunos, com a entrega de 14 mil netbooks a estudantes com idade superior a 5 anos. Este ano, a administração municipal qualificou os professores para a utilização desta ferramenta nas salas de aula e o computador portátil também passou a auxiliar os estudantes em pesquisas e trabalhos pedagógicos.

Ensino Técnico

A prefeitura também avançou no ensino técnico. Com parcerias com o Senai, reimplantou o curso técnico de Edificações na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, em Araçatiba, que havia sido extinto pela administração anterior. Atualmente, 257 estudantes são beneficiados no curso. Além desta unidade, a prefeitura viabilizou junto ao governo federal a criação de uma escola técnica federal, que será erguida num terreno em Ubatiba, para atender inicialmente 1200 alunos em três turnos. Enquanto o campus Maricá estiver em construção, as aulas serão ministradas no CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí.

O relatório cita ainda a criação do programa Bilhete Único. “Desde 2010, os moradores da cidade se deslocam para outros municípios economizando na passagem. O prefeito articulou junto ao governo do estado a implementação deste benefício na cidade”, declara a secretária de Gestão das Metas. “Este ano foi criado o Bilhete Único Universitário, que beneficia cerca de 1000 moradores da cidade que estudam em faculdades e cursos técnicos de Niterói e Rio de Janeiro. Outra ação importante foi o esforço do governo municipal na conclusão das obras e início do funcionamento do Terminal Rodoviário de Itaipuaçu”, completa.

Urbanização dos bairros

A secretária de Gestão das Metas também destaca a urbanização de bairros, que receberam obras de drenagem e pavimentação, construção de pontes e praças, além do reforço na iluminação de vias públicas. Foram drenados e pavimentados mais de 71 km de vias (3 km da Avenida Roberto Silveira, no Flamengo; 2,5 km da Avenida Ivan Mundin/Estrada do Boqueirão; 4 km da Estrada Velha de Maricá, Estrada Real e orla do Marine; 1 km do RJ-118 entre Ponta Negra e Jaconé; 3 km na Estrada de Ponta Negra; 2.180 metros da Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua Um, em Itaipuaçu, entre outros). A prefeitura também construiu ou reformou praças em Barra de Maricá, Itaipuaçu, Zacarias, São José do Imbassaí, Araçatiba, Centro, Ponta Negra, Marquês, Manu Manuela, Inoã e Mumbuca, além de instalação de cerca de 5 mil luminárias. Outra ação importante que contou com a atuação decisiva da prefeitura foi a conclusão da nova ponte da Mumbuca, em uma parceria com o governo do estado, responsável pela execução das intervenções.

Saúde

Na área da Saúde, o relatório aponta a parceria com os governos estadual e federal para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Inoã, além da viabilização da reforma do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e da construção do Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, que será instalado às margens da RJ-106. A nova unidade terá 10 leitos de UTI, 19 enfermarias, nove salas de observação (seis para adultos e três para pediatria) e capacidade para atender uma população de 127 mil habitantes.

Habitação

Um dos projetos mais aguardados pela população na área habitacional está sendo concretizado graças ao esforço do governo municipal e da parceria com o governo federal. A Prefeitura viabilizou este ano o início da construção de cerca de três mil apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida. Os empreendimentos, que estão sendo erguidos em Itaipuaçu e Inoã, serão destinados aos moradores com renda de até R$ 1.600, principalmente para aqueles que moram próximo a lagoas.

Transporte

Na área de transporte, o prefeito acabou com o fim do monopólio da empresa de ônibus Nossa Senhora do Amparo, legalizando o transporte alternativo (vans e kombis), além do serviço de moto táxi e implantação do taxímetro nos táxis da cidade. Esta foi uma das promessas feitas durante a campanha de 2008 e executada na atual gestão.

Outros destaques

A prestação de contas desta gestão também destaca os investimentos na área cultural. A prefeitura construiu o Mercado das Artes, espaço voltado aos artistas da cidade e que funciona em frente à Casa de Cultura, no Centro. Outro prédio em construção que vai valorizar os artistas locais é o Centro Popular de Cultura Henfil, também no Centro. O espaço terá galeria de artes, livraria, cafeteria e uma arena com capacidade para 180 pessoas, que poderá ser usada como teatro e cinema.

Na área de Trabalho e Emprego, o levantamento cita a atração de novas empresas e abertura de oportunidades de emprego aos moradores, além dos cursos profissionalizantes em parceria com o governo federal, como o Projovem Trabalhador, que beneficiou cerca de 2000 alunos, entre 2011 e 2012, com cursos de Administração, Beleza e Estética, Alimentação, Construção e Reparos, Pesca/Piscicultura e Turismo. “A prefeitura ainda criou duas casas da 1ª a 3ª Idade, local de convivência e geração de renda entre jovens e idosos”, conclui Janete.