Conheça histórias de contribuintes que já quitaram suas dívidas com o Pague Fácil

Contribuintes de Maricá estão procurando os postos de atendimento do Pague Fácil para renegociar as dívidas

Atrasados podem ser pagos de uma só vez com isenção de multas e juros

As vantagens oferecidas pela prefeitura para que a população regularize débitos com a administração municipal têm atraído centenas de contribuintes para os postos de atendimento do programa Pague Fácil, no Terminal Rodoviário de Itaipuaçu e no Paço Municipal, no Centro. O programa de renegociação de dívidas foi iniciado na última quinta-feira (01.11) e garante o pagamento dos débitos com isenção das multas, caso a dívida seja integralmente quitada, ou o parcelamento do valor devido em até 100 prestações.

As condições especiais de regularização foram essenciais para o engenheiro aposentado João Batista, de 61 anos, quitar as dívidas de um terreno no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Ele comprou a propriedade em 1972 e há seis anos está com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atrasado. “Vim na prefeitura antes da criação do Pague Fácil e parcelei a minha dívida. Mas li na semana passada, num jornal do Rio, uma matéria dizendo que a prefeitura criou este programa e, por isso, resolvi renegociar os atrasados. Estava devendo R$ 5.500 e vou pagar, à vista, R$ 2.700. O abono foi excelente e vou ficar sem dívidas”, afirmou o engenheiro, que mora na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. “É ótimo a prefeitura fazer esta negociação porque regulariza as dívidas e os contribuintes não correm o risco de perder o seu imóvel", acrescentou.

A oportunidade de pagamento à vista com isenção das multas e juros também fez a cozinheira Luzia Maria Barcelos, de 60 anos, procurar o posto de atendimento no Paço Municipal nesta quarta-feira (07.11) para quitar os valores devidos. Ela mora em Niterói, possui um terreno em Itaipuaçu e não pagava o IPTU desde 2007. “Estou devendo R$ 1.187, mas com o abono vou pagar à vista só R$ 448. Foi muito mais viável quitar de uma só vez e ficar com o terreno regularizado”, destacou Luzia.

Muito emocionada, a aposentada Iris Macedo Freire, de 70 anos, comemorou a negociação das suas dívidas após ser atendida, também nesta quarta-feira (07), na sede da prefeitura. Ela comprou dois terrenos no Parque Nanci há 20 anos e tinha débitos desde 2003. “Tinha uma dívida de R$ 6 mil e com os descontos vou pagar R$ 3.200 à vista. Sem este programa não teria como regularizar os débitos. Hoje é um dia muito feliz porque estou com a minha casa pronta e agora sem nenhuma dívida”, declarou, aliviada.

O Pague Fácil Maricá será realizado até o dia 28 de dezembro. As dívidas são negociadas caso a caso e podem incluir até o desconto nas multas e pagamento em até 100 prestações. O programa foi idealizado para que o município recupere em torno de R$ 105 milhões em débitos, sobretudo de IPTU e Imposto Sobre Serviço (ISS).

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 10h às 15h, no posto da Secretaria Municipal de Fazenda no Terminal Rodoviário de Itaipuaçu e na sede da prefeitura, no Centro. Além disso, a secretaria disponibiliza, aos sábados, das 10h às 15h, um posto volante em Ponta Negra (Rua Alcebiades Teodoro Pereira, s/n, na unidade de saúde do distrito). Mais informações pelo telefone 2637-2052.