Moradores de Ponta Negra com leitura na praça

Projeto "Livro de Contos em Praça Pública" está em Ponta Negra. A partir do dia 15, será instalado no Centro.

A Praça Nossa Senhora das Graças, no bairro de Ponta Negra, recebe até o próximo dia 12 o “Livro de Contos em Praça Pública”. O projeto, que acontece pela primeira vez no município, é desenvolvido por uma editora em parceria com uma empresa de eventos e conta com o apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação.

Segundo um dos idealizadores do projeto, Marcos Aurélio, o “Livro de Contos em Praça Pública” tem como objetivo principal a venda de títulos, mas também é um trabalho social. “Colocamos os stands para exposição das obras em locais que não possuem livrarias. É uma oportunidade de ampliar o acesso à leitura”, afirmou.

Os moradores do bairro têm aproveitado bastante o projeto. Segundo os organizadores, o movimento tem atendido as expectativas e durante os finais de semana a procura cresce ainda mais. O projeto tem percorrido várias praças no Estado do Rio de Janeiro e, na visão da coordenadora de leitura da prefeitura de Maricá, Mônica Salles, este tipo de iniciativa é muito importante para incentivar o hábito da leitura, especialmente entre as crianças. “A prefeitura, através da Secretaria de Educação, desenvolve várias ações nas escolas com esta finalidade, mas todo projeto é sempre bem vindo, principalmente quando envolve crianças e leitura”, destacou.

Depois de Ponta Negra, o Projeto “Livro de Contos em Praça Pública” vai acampar na Orlando de Barros Pimentel, no centro, do dia 15 deste mês até o dia 4 de dezembro. Serão duas tendas de 25 m² com aproximadamente dois mil títulos com preços populares. “Nossa expectativa é realizar também contações de história com escritores da cidade, que também poderão expor suas obras”, antecipa Marcos Aurélio.