Alunos falam do Projeto Redação

O nervosismo tomou conta da sala de leitura do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel na manhã desta terça-feira (06.11). A tensão era por uma boa causa: os alunos ganhadores do Projeto Redação, realizado pelo jornal Folha Dirigida, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, e pela Secretaria Municipal de Educação, foram entrevistados por jornalistas da FD. O material será publicado em breve.

Com o tema  "Maricá e suas belezas naturais", 50 alunos da rede municipal de ensino produziram textos de diversos gêneros, de poemas a contos. O projeto, segundo o presidente da Folha Dirigida, Adolfo Martins, é um passo importante na construção de futuros escritores. “Espero que desperte em cada um de vocês a mesma paixão que sinto pelos livros. Quem sabe este não é o primeiro passo para que muitos dos que hoje estão nestas páginas se tornem verdadeiros escritores”, afirmou.

O projeto, segundo a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, vem ao encontro do pensamento do governo na questão educacional. “A luta por uma educação de qualidade não é fácil. Entretanto, tentamos oferecer aos nossos alunos, uma gama de possibilidades para o aperfeiçoamento de seu aprendizado” declarou.

Uma das escolas destacadas pelo projeto foi a Jacintho Luiz Caetano. A diretora, Francisca Caldeiras, acompanhou o aluno Felipe Antunes Bento. Morador do Caju, Felipe falou em sua redação das belezas naturais de seu bairro. Em um dos trechos do trabalho, destacou a plantação mantida em casa, que o ajuda quando está doente. “Minha mãe prepara um chá e eu melhoro rapidinho. Ela economiza porque não precisa comprar remédio”,  descreveu, em alusão ao canteiro de plantas medicinais. Professora do menino, Renata Kelles ficou satisfeita com o resultado. “Todos os alunos participaram, o resultado foi bem animador”, disse.