Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá começou a oferecer este mês a prestação de nove serviços, ligados à Secretaria de Transporte, no posto do Serviços Integrados Municipal (SIM) de Inoã. Agora é possível abrir processos relacionados a vistorias de táxis, mototáxis, ônibus, vans e veículos de transporte escolar.

Os taxistas também poderão abrir processos para troca de veículo, inclusão de motorista auxiliar e solicitar a isenção de IPI e ICMS. Ainda será possível, para mototaxistas, a abertura de procedimentos para ingresso, troca de veículo, transferência de autonomia e atuação como motorista auxiliar.

Os condutores de transporte escolar vão poder contar igualmente com a abertura de processos voltados ao registro de ingresso, de motorista auxiliar, baixa de permissão, troca de veículo e troca de monitor. Relacionado à Fiscalização de Posturas, também será possível emitir a licença de publicidade, no caso de quem deseja colocar nos veículos.

“Se antes os moradores de Inoã demoravam de 30 minutos a uma hora até chegar ao Centro apenas para abrir algum desses processos, agora vão poder usufruir desses serviços a poucos minutos de casa, o que irá trazer mais conforto e tranquilidade aos cidadãos do terceiro distrito”, afirmou o secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, Leonardo Alves.

Os servidores do SIM de Inoã já foram treinados para prestar os atendimentos. Após a abertura, os processos são imediatamente encaminhados ao setor interno da Secretaria de Transporte, que será responsável pela tramitação, acompanhamento e resolução de cada solicitação.

O coordenador do SIM de Inoã, Walflando Rosa de Brito, lembrou que bem perto da unidade há um ponto de táxi, cujos profissionais sempre buscavam serviços relacionados à vistoria, antes só disponíveis no SIM Centro. “Agora conseguimos atender a essa demanda e, assim, favorecer o munícipe”, disse ele.

O SIM de Inoã funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os atendimentos precisam ser agendados no Portal Maricá Digital. Ao entrar no site, é necessário selecionar Secretaria de Transportes no “Grupo de Serviço” para ter acesso às demandas disponíveis.

Calendário das vistorias

Pela programação da Secretaria de Transporte, os próximos a serem vistoriados são os mototaxistas, de 1º a 12/08, e os ônibus, de 22/08 a 16/09. Devido ao lançamento do Mumbuca Transporte, a vistoria das vans foi transferida de junho para outubro. As vistorias serão realizadas 72 horas após o agendamento, no Centro de Inspeção Veicular, localizado na Avenida Roberto Silveira, nº 2283, no bairro do Flamengo, entre 9h e 17h.

O procedimento pode ser realizado pelo auxiliar legalmente registrado e vinculado ao veículo, mediante a apresentação de procuração. Em caso de deferimento, o prazo será prorrogado uma única vez, por mais dez dias úteis.