Novas antenas de internet banda larga são instaladas em prédios públicos

O Posto de Saúde Central recebeu a antena receptora nesta quinta-feira (04/11)

Os prédios onde funcionam órgãos da administração municipal de Maricá estão recebendo os receptores do sinal de internet banda larga, que vão integrar a rede de serviços públicos e, mais tarde, disponibilizar o sinal para a população, o que já ocorre no prédio da sede da Prefeitura. No total, 30 pontos entre escolas, unidades de saúde e secretarias municipais terão o equipamento cujo sinal, depois de aberto, terá um alcance no raio de 400 metros pelo sistema de rede sem fio (wireless).

Nesta quinta-feira (04/11), as antenas receptoras foram instaladas nas secretarias de Educação e de Ambiente e Urbanismo e, também, no Posto de Saúde Central. Esses locais passaram a contar no mesmo dia com o serviço de acesso à Grande Rede de 7 megabytes. O serviço está sendo executado por uma empresa especializada com sede em Curitiba, no Paraná.

De acordo com o diretor técnico João Maurício Wiens, ainda não há um prazo estipulado para a abertura do sinal a partir dos novos pontos. Ele garante, no entanto, que a tecnologia utilizada é de rede sem fio de alta capacidade (7 megabytes por unidade) e que qualquer equipamento que utiliza o sistema wireless poderá se conectar dentro do raio determinado.

“Os sistemas do serviço público passarão a funcionar em uma única rede. Isso dinamiza as informações para a administração municipal e democratiza o acesso para a população, especialmente para os estudantes”, ressaltou João.