Prefeitura intensifica ações de ordenamento urbano no Centro

Ações de ordenamento passam a ocorrer todos os dias, inclusive aos sábados

A Diretoria de Planejamento e Ordenamento Urbano da Secretaria de Ambiente e Urbanismo de Maricá começou nesta quarta-feira (03/11) a intensificar as operações para organizar o posicionamento dos vendedores ambulantes das ruas do Centro. A medida tem início vinte dias após uma campanha educativa promovida pelo órgão, onde os camelôs foram orientados a não se instalarem em locais como entradas de bancos e órgãos públicos, além de deixarem um espaço suficiente de circulação para os pedestres.

Nesta nova etapa, as ações passam a ocorrer diariamente nos dois períodos, inclusive aos sábados, em toda a região do Centro da cidade. Os ambulantes contunuaram recebendo orientações para se alocarem em locais permitidos pela prefeitura, como o Shopping a Céu Aberto, entre a Praça Conselheiro macedo Soares e a Rua Abreu Rangel.

De acordo com o diretor de Planejamento e Ordenamento Urbano, Marcelo David, não se trata de uma ação punitiva ou repressiva para impedir o trabalho dos camelôs.

“Não é nossa intenção tirar os ambulantes das ruas, mas seguir o plano de ordenamento que elaboramos. Inicialmente, vamos orientar o vendedor para que ele monte sua barraca em um local dentro do que determinamos para que o transeunte possa circular. Além disso, vamos verificar o licenciamento de cada um deles”, acrescentou David, lembrando que trata-se de um projeto piloto que deverá, em breve, chegar a outras áreas de comércio, como em Inoã.