Primeira empresa aberta em Maricá obtém alvará em dois dias

Maria Helena afirmou que processo é uma revolução para Maricá

A primeira empresa aberta em Maricá é também a primeira a ser aberta em todo o Estado pelo sistema integrador da Secretaria de Fazenda, que reúne 42 municípios. O empreendedor Carlos Felipe Jacovino garante que o seu negócio de peças de carros e motocicletas já começa a funcionar na próxima semana e elogia a agilidade do processo em Maricá.

“No dia 3 de novembro vim aqui cumprir a exigência”, conta ele, “e hoje, dia 5, já levo comigo o alvará provisório”. Em outros tempos, segundo relato do próprio Carlos Felipe, misto de contador e empresário, chegou a ficar um ano à espera de um alvará para o funcionamento de uma empresa de consultoria.

Para a secretária de Fazenda de Maricá, Maria Helena Alves Oliveira, “trata-se de uma verdadeira revolução para Maricá”. O município assume posição de vanguarda nesse sentido por causa da implantação do projeto Empresa Mais Fácil, que utiliza o Regin para integrar a Receita Federal, a Secretaria estadual de Fazenda, a Junta Comercial (Jucerja) e Maricá.

“Foi uma decisão de governo e uma decisão de gestão administrativa implantar o Empresa Mais Fácil”, diz Maria Helena. “E está dando certo aqui porque temos equipe e equipe é tudo”, acrescenta, enfatizando o pioneirismo de Maricá, primeiro dos 42 municípios que fazem parte do sistema integrador do Estado a completar todo o processo de abertura de uma empresa em seu território, da criação ao licenciamento para funcionar. E tudo, nesse caso, em 48 horas.

“Já não preciso ir mais a Niterói nem ao Rio, com essa delegacia da Jucerja aqui”, comemora Carlos Felipe. “Por semana, eu ia ao Rio pelo menos umas três vezes. Agora a gente pode fazer tudo aqui.”